A Prefeitura reservou cerca de duas mil doses de vacina para garantir o atendimento aos idosos com mais de 90 anos
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos/Arquivo
A Prefeitura reservou cerca de duas mil doses de vacina para garantir o atendimento aos idosos com mais de 90 anos


A cidade  de Santos é o segundo do Estado de São Paulo que mais vacinou a população contra a covid-19 , em termos proporcionais. De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (22), 7,4% da população santista já recebeu ao menos a primeira dose de vacina. O balanço considera apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Leia também

Desde 19 de janeiro, a Prefeitura de Santos recebeu 43.519 doses de vacina (Oxford e CoronaVac), que foram totalmente disponibilizadas aos profissionais de saúde da linha de frente contra a covid-19, idosos em casas de repouso e cuidadores que atuam nestes estabelecimentos, trabalhadores da saúde e idosos com 85 anos ou mais. A oferta das doses a estes públicos seguiu o cronograma de vacinação do Plano Estadual de Imunização.

O Vacinômetro do Estado aponta 38.375 doses aplicadas na Cidade. Vale lembrar que há um atraso entre o cadastro das doses e a divulgação por parte da plataforma.

"Não medimos esforços para vacinar nossa população, que tem uma grande porcentagem de idosos. Planejamos nossas ações e também contamos com o empenho dos profissionais da Saúde, que fazem um brilhante trabalho. Demos acesso à vacina aos profissionais da linha de frente em seus postos de trabalho, além dos demais públicos nas policlínicas e drive thrus. Sem esquecer dos acamados, que foram vacinados no conforto de sua casa", destaca o prefeito Rogério Santos.

Você viu?

A expectativa é de que um novo lote disponibilizado pelo Governo Estadual chegue ao Município ainda esta semana
Susan Hortas/ Prefeitura de Santos
A expectativa é de que um novo lote disponibilizado pelo Governo Estadual chegue ao Município ainda esta semana


O resultado do ranking é reflexo da capacidade de vacinação do município de Santos, que chega a aplicar, em média, mil por hora. No último dia 11 de fevereiro, quando a Cidade antecipou a vacinação dos idosos com 85 anos ou mais, 1.500 funcionários da Saúde trabalharam simultaneamente. Destes, cerca de 150 atuaram no drive thru na Arena Santos, cuja fila foi zerada pouco após o meio-dia.


Estratégias


Para as próximas etapas da campanha, que terão público-alvo maior, novas estratégias estão sendo estudadas para garantir mais conforto aos munícipes durante a vacinação. "Vamos ampliar a quantidade de drive thrus e utilizar grandes espaços da Cidade para oferecer as doses com ainda mais qualidade. Estamos preparados para dar sequência e aprimorar cada vez mais esse trabalho", afirma Adriano Catapreta, secretário de Saúde.


Preparação


A cidade de Santos se preparou para a vacinação contra a covid-19. Ainda em dezembro do ano passado, divulgou o Plano Municipal de Imunização. Foram contratados 179 profissionais de saúde (141 técnicos de enfermagem e 38 enfermeiros), que passaram por capacitação para atuar na campanha. Um contêiner refrigerado, com segurança 24 horas, é utilizado para o armazenamento das doses que chegam ao Município.

A Administração Municipal investiu R$ 730.113,90 na compra de insumos, de forma a garantir a vacinação de toda a população santista, considerando as duas doses de vacina. Foram adquiridas 860 mil seringas de 3ml, 279 mil agulhas 30x7, 654 mil agulhas 25x7 e 5.415 caixas para descarte de materiais perfurocortantes.


Mais doses

O Município aguarda a chegada de novas remessas de doses para reiniciar a campanha de vacinação. De acordo com o Estado, a próxima etapa inicia em 1º de março, com a imunização dos idosos com 80 anos ou mais. Vale lembrar que, caso algum idoso não tenha se vacinado nas etapas anteriores, pode buscar a dose tão logo reinicie a campanha.

Também são aguardadas as vacinas necessárias para a segunda dose dos trabalhadores da saúde. O Estado ampliou o intervalo entre as doses de CoronaVac para 28 dias. Já a vacina de Oxford/AstraZeneca tem intervalo de 12 semanas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!