Proprietário tem prazo de 30 dias para recorrer da autuação.
Divulgação/Prefeitura de Santos
Proprietário tem prazo de 30 dias para recorrer da autuação.


Uma instituição de longa permanência de idosos (ILPI), localizada na Pompeia, em Santos , foi multada em R$ 10 mil, após receber a fiscalização das vigilâncias Sanitária (Sevisa) e Epidemiológica (Seviep), da Secretaria Municipal de Saúde. O lar de idosos já havia descumprido intimações lavradas pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) durante inspeções anteriores.

Leia também

Dentre as irregularidades constatadas, estava o não fornecimento integral do cardápio de alimentação apresentado pela instituição aos idosos. O proprietário tem prazo de 30 dias para recorrer da autuação.

Você viu?

Além da aplicação da multa, os fiscais da Sevisa lavraram um termo de Intimação para algumas adequações, dentre elas a climatização adequada em todos os quartos ocupados pelos idosos, a necessidade de preservação da disponibilidade de alimentos (conforme cardápio diário), adequação dos livros de medicação, além da educação permanente e de interação de conduta para os pacientes mais graves. O estabelecimento tem oito dias para atender a essas exigências.

Covid-19

A chefe da Sevisa, Luciane Valente, esclarece que a inspeção no estabelecimento localizado na Pompeia integrou uma força-tarefa para averiguação de denúncia referente à vacina contra a covid-19 aos idosos residentes na instituição. "A força-tarefa teve o objetivo de fiscalizar as condições sanitárias do local e o atendimento aos protocolos de prevenção à covid-19".

"Essas instituições precisam comprovar a utilização das doses, que são solicitadas à Secretaria Municipal de Saúde, aos idosos que residem no local", destaca a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Viveiros Valeiras.

Segundo o chefe técnico e coordenador do Programa de ILPI, Armando Proença, "Santos conta com um número grande de instituições de longa permanência. São 53 estabelecimentos que têm a responsabilidade de cuidar desses senhores. A Sevisa está atenta ao cumprimento da legislação sanitária, não só quanto ao momento pandêmico, mas também quanto às condições sanitárias pertinentes".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!