Cada vez mais pessoas se aproximam de conteúdos digitais, em especial os vídeos, que apresentam temáticas para todas as idades, inclusive para crianças. Os youtubers infantis têm um público assíduo e muitos materiais que podem divertir os menores e tranquilizar os pais.
“A relação das crianças com a tecnologia é algo muito natural. Eles estão sendo alfabetizados digitalmente e não enxergam a diferença entre on-line e off-line. Essa é a primeira questão importante”, afirma o especialista em marketing e comportamento do consumo Gabriel Rossi.
Ele ainda ressalta que a tecnologia tem uma influência sinequanon, porque é uma janela para o mundo. “As crianças têm contatos com outras pessoas iguais a elas, principalmente, nesse momento de pandemia. A médio prazo, o que nós observaremos são pessoas que, ao chegarem à idade adulta, presarão mais pela autenticidade, porque não cresceram em um mundo que você fica na frente da televisão, sentado no sofá, esperando o comercial”, explica.
A youtuber mirim Lívia De Marchi Lopes, de seis anos, demonstrou interesse na produção de conteúdo logo cedo, enquanto assistia a diversos vídeos de canais parecidos. “Ela mesma decide tudo o que vai ser colocado no canal. E desde o começo, tinha interesse em mostrar o dia a dia e as brincadeiras que fazemos em casa”, afirma a educadora Adriana De Marchi, mãe de Lívia.
Você viu?
Rossi também reforça a importância de que as crianças têm acesso a diferentes opiniões e pessoas. “É claro que a tecnologia, em épocas de pandemia, ganha uma influência maior pela maneira que elas se educam, já que não podem ir para a escola. Desta forma, se usada com sabedoria e parcimônia, sob orientação dos responsáveis, a tecnologia pode sim ser uma janela para o mundo e pode tornar essas pessoas muito mais conscientes do papel da autenticidade”.
Além dessas questões, a produção de conteúdo feita por crianças auxilia no desempenho de outras frentes, especialmente na comunicação. O envolvimento com a novidade pode ser visto como uma ferramenta para vencer a timidez e melhorar a expressão, duas habilidades fundamentais que irão garantir um bom desempenho na fase adulta.
Segundo a consultora de marketing digital e professora especialista em criação conteúdo para crianças Priscila Pereira, essas realizações enriquecem o intelecto. “Criar um vídeo explora a criatividade, além disso, a produção exige pesquisa, disciplina e inteligência emocional, habilidades que devagarinho vão sendo trabalhadas nos pequenos e ajudam no seu desenvolvimento como ser humano”, relata.
Devido ao interesse de Lívia, os pais procuram auxílio de uma profissional que pudesse trabalhar o talento da filha de forma mais educativa, em que mesmo sem saber ainda escrever direito, compreendeu e aprimorou o que ela já tinha como habilidade e desenvoltura.
Para a mãe da Lívia, a gravação dos vídeos tem contribuído bastante com o desenvolvimento da filha, especialmente em relação a linguagem que ela usa e também o raciocínio de começo, meio e fim para construir os roteiros.
Priscila também ressalta a importância de conversar com a criança e deixar claro o suporte, além de esclarecer a necessidade de dedicação para o crescimento. “Uma boa ideia é procurar um profissional e cursos de produção de conteúdo para vídeos e edição, como uma maneira de colocá-los no melhor caminho, para que tudo aconteça de forma muito saudável e assim, colher os frutos depois”, finaliza Priscila.
O Espaço de Lívia
A influenciadora mirim tem apenas 6 anos, e já faz sucesso nas redes sociais. Em seu canal, sempre traz dicas de artesanato, brincadeiras do dia a dia, e adora falar sobre assuntos relacionados a NASA e programas espaciais. Por isso, chama carinhosamente a sua audiência de astronautinhas. Mesmo com pouco tempo de canal, já realizou algumas campanhas para a Puket e lojas de roupas infantis e pelas redes, já havia chamado a atenção de agências de modelo e publicidade e já foi agenciada pela V2 model e a Vogue Kids.