Lívia tem seis anos e, com o auxílio dos pais, produz seus vídeos em casa.
Reprodução/ YouTube O Espaço da Lívia
Lívia tem seis anos e, com o auxílio dos pais, produz seus vídeos em casa.



Cada vez mais pessoas se aproximam de conteúdos digitais, em especial os vídeos, que apresentam temáticas para todas as idades, inclusive para crianças. Os youtubers infantis têm um público assíduo e muitos materiais que podem divertir os menores e tranquilizar os pais.

“A relação das crianças com a tecnologia é algo muito natural. Eles estão sendo alfabetizados digitalmente e não enxergam a diferença entre on-line e off-line. Essa é a primeira questão importante”, afirma o especialista em marketing e comportamento do consumo Gabriel Rossi.

Ele ainda ressalta que a tecnologia tem uma influência sinequanon, porque é uma janela para o mundo. “As crianças têm contatos com outras pessoas iguais a elas, principalmente, nesse momento de pandemia. A médio prazo, o que nós observaremos são pessoas que, ao chegarem à idade adulta, presarão mais pela autenticidade, porque não cresceram em um mundo que você fica na frente da televisão, sentado no sofá, esperando o comercial”, explica.

A youtuber mirim Lívia De Marchi Lopes, de seis anos, demonstrou interesse na produção de conteúdo logo cedo, enquanto assistia a diversos vídeos de canais parecidos. “Ela mesma decide tudo o que vai ser colocado no canal. E desde o começo, tinha interesse em mostrar o dia a dia e as brincadeiras que fazemos em casa”, afirma a educadora Adriana De Marchi, mãe de Lívia.

Rossi também reforça a importância de que as crianças têm acesso a diferentes opiniões e pessoas. “É claro que a tecnologia, em épocas de pandemia, ganha uma influência maior pela maneira que elas se educam, já que não podem ir para a escola. Desta forma, se usada com sabedoria e parcimônia, sob orientação dos responsáveis, a tecnologia pode sim ser uma janela para o mundo e pode tornar essas pessoas muito mais conscientes do papel da autenticidade”.

Além dessas questões, a produção de conteúdo feita por crianças auxilia no desempenho de outras frentes, especialmente na comunicação. O envolvimento com a novidade pode ser visto como uma ferramenta para vencer a timidez e melhorar a expressão, duas habilidades fundamentais que irão garantir um bom desempenho na fase adulta.

Segundo a consultora de marketing digital e professora especialista em criação conteúdo para crianças Priscila Pereira, essas realizações enriquecem o intelecto. “Criar um vídeo explora a criatividade, além disso, a produção exige pesquisa, disciplina e inteligência emocional, habilidades que devagarinho vão sendo trabalhadas nos pequenos e ajudam no seu desenvolvimento como ser humano”, relata.

Devido ao interesse de Lívia, os pais procuram auxílio de uma profissional que pudesse trabalhar o talento da filha de forma mais educativa, em que mesmo sem saber ainda escrever direito, compreendeu e aprimorou o que ela já tinha como habilidade e desenvoltura.

Para a mãe da Lívia, a gravação dos vídeos tem contribuído bastante com o desenvolvimento da filha, especialmente em relação a linguagem que ela usa e também o raciocínio de começo, meio e fim para construir os roteiros.
Priscila também ressalta a importância de conversar com a criança e deixar claro o suporte, além de esclarecer a necessidade de dedicação para o crescimento. “Uma boa ideia é procurar um profissional e cursos de produção de conteúdo para vídeos e edição, como uma maneira de colocá-los no melhor caminho, para que tudo aconteça de forma muito saudável e assim, colher os frutos depois”, finaliza Priscila.

O Espaço de Lívia

A influenciadora mirim tem apenas 6 anos, e já faz sucesso nas redes sociais. Em seu canal, sempre traz dicas de artesanato, brincadeiras do dia a dia, e adora falar sobre assuntos relacionados a NASA e programas espaciais. Por isso, chama carinhosamente a sua audiência de astronautinhas. Mesmo com pouco tempo de canal, já realizou algumas campanhas para a Puket e lojas de roupas infantis e pelas redes, já havia chamado a atenção de agências de modelo e publicidade e já foi agenciada pela V2 model e a Vogue Kids.

    Veja Também

      Mostrar mais