Entre os dias 24 e 27 de setembro, as transmissões ocorrerão nas redes sociais, @FestivalCriAtivar
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Entre os dias 24 e 27 de setembro, as transmissões ocorrerão nas redes sociais, @FestivalCriAtivar


O 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade (CriAtivar), previsto para ocorrer remotamente, entre os dias 24 e 27 de setembro, com transmissão em plataformas de streaming, reunirá mais de 40 atividades gratuitas, divididas em quatro eixos temáticos.

A atriz global Glamour Garcia, que atuou como Britney, na novela “A dona do pedaço”, confirmou a participação no bate-papo sobre Empreendedorismo e Empregabilidade trans. A conversa acontecerá no sábado, 26 de setembro, às 15h.

Especialistas nacionais e internacionais, como Brian Solis e Domenico De Masi, debaterão temas sobre economia criativa, inovação, construção de uma nova sociedade e novos paradigmas da economia local e mundial.

O festival é organizado pela DCovas Projetos Culturais e Corporativos, LAB 4D e Zopp Criativa; a curadoria é do Atelier do Futuro e realização do Governo do Estado de São Paulo, via PROAC.

O evento CriAtivar surge como uma convergência com a Santos Criativa – selo adotado pela cidade em 2015, quando passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema. Em 2020, a cidade realizaria, pela primeira vez na América Latina, o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas das Organizações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para Denise Covas, uma das organizadoras do evento, Santos sempre foi marcada pela vanguarda por ser aberta para o mundo. “A cidade sempre acolheu pessoas de diferentes nacionalidades, que buscavam oportunidades para empreender a própria vida e criar negócios. Ao longo da história, está no DNA de Santos ser disruptiva nos temas e nos costumes. O CriAtivar vai explorar exatamente essas possibilidades santistas. Olhando e integrando o mundo; reconhecendo as próprias potencialidades, queremos provocar reflexões, sobretudo, associadas à economia criativa e à inovação. Esse olhar para dentro e para fora é essencial para repensar novos caminhos para a sociedade”, afirma Denise.

De acordo com a executiva, a ênfase na economia criativa está baseada no potencial de negócios do setor. O mapeamento Indústria Criativa no Brasil mostra que o PIB Criativo totalizou R$ 171,5 bilhões, em 2017, representando 2,61% de toda a riqueza produzida no território nacional e contando com mais de 800 mil trabalhadores formais no período. “Essa pesquisa da Firjan Senai comprova que estamos diante de um setor com grande potencial de contribuir com a economia e gerar empregos”, afirma.

Danilo Tavares, fundador da Zopp Criativa, avalia que o Criativar será uma oportunidade de trocar experiências com iniciativas inovadoras e disruptivas – seja nas periferias ou nos centros econômicos nacionais e internacionais, nos festivais ou no cinema, nas startups ou nas usinas criativas ou nos empreendimentos solidários, na arquitetura ou no design. “O slogan Expanda a sua visão de futuro é um convite para acreditar no poder da criatividade e do diálogo para a construção de novas possibilidades de relacionamentos de consumo, de trabalho e renda, de negócios e de mundo. Esse é o momento para sonharmos e desenharmos o futuro”, pontua.

O evento tem a co curadoria de Mariana Nobre, gestora do Atelier do Futuro. Santista – especialista em novos cenários culturais, inovação em tendências –, ela lembra que é importante evidenciar o que fez Santos conquistar a escolha da Cidade Criativa para sediar o Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco. “A proposta da cidade tem como tema ‘Criatividade, caminho para a Igualdade’, com o objetivo de demonstrar o poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável para a redução das desigualdades no mundo. Esse é um tema de extrema importância para a reconstrução econômica da cidade em um cenário pós-pandemia; por isso, está em total consonância com a proposta do Criativar”, reforça.

A programação on-line, que será transmitida nas redes sociais CriAtivar (@festivalcriativar), está dividida em eixos temáticos: 

EIXO 1 | CIDADE CRIATIVA

  • De uma economia criativa a uma cidade criativa: alternativas de desenvolvimento econômico.
  • Negócios criativos e requalificação urbana.
  • Entendendo os movimentos #beofficeless e #foracidadegrande: a diáspora dos criativos.
  • A força da identidade local: hiperlocalismo e place branding.
  • Centro: um polo criativo.
  • Usinas criativas para um mundo pós-covid.
  • Cidade criativa para além do empreendedorismo branco.


EIXO 2 | TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

  • Canabusiness: a revolução canábica.
  • Para além dos unicórnios: cases de startups santistas.
  • Economia prateada: a revolução da longevidade.
  • Desafios das mulheres no empreendedorismo.
  • Empregabilidade e empreendedorismo trans.


EIXO 3 | FUTURO, SUSTENTABILIDADE, IMPACTO E CIDADANIA

  • Agenda 2030: compromissos com o milênio, entendendo as ODS da ONU.
  • Laboratórios cívicos: a imaginação coletiva.
  • O poder do brincar: da saúde mental à transformação social.
  • Renda básica universal: equidade para o futuro.
  • Arqueologia do futuro: Santos, historicamente criativa.
  • Dinheiro para um novo mundo: moedas sociais e novas visões de crédito.
  • Liberte o futuro: a desigualdade global é hostil para as futuras gerações.
  • Afrofuturismo: um lúcido paradigma para o futuro.
  • Humanismo urgente: as questões fundamentais para o porvir.
  • O futuro do trabalho e o trabalho do futuro.
  • A inovação está na natureza: olhares da agricultura urbana, da ecogastronomia e da biomimética.
  • Mobilidade e inclusão.
  • Financiando projetos: match de investidores, matchfunding e leis de incentivo.


EIXO 4 | CRIATIVIDADE, CULTURA E ARTE

  • É possível ensinar criatividade?
  • Criatividade na quebrada: do Vale do Silício ao Vale do Silêncio.
  • Ócio e tempo livre: de subversivos a revolucionários.
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Moda.
  • Resistentes e Inovadores: os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books.
  • Mercado da voz: você já pensou em usar a sua?
  • Desafios da equidade na produção cultural.
  • O movimento maker e a construção de novas realidades.
  • Novos papéis dos influenciadores digitais.
  • As reinações da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo?
  • A era da curadoria.
  • Empreendendo na música.
  • Como transformar Santos em um polo do audiovisual?
  • Audiovisual expandindo: realidade virtual e aumentada, animação; games e video mapping.
  • Cinema nacional: rumos e resistências.

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