Chuva e maré alta causam pontos de alagamentos em Santos

Os pontos de alagamentos estão na Praça Washington, junto à rua Guilherme Álvaro; Rua Lincoln Feliciano, Rua Pindorama e Rua Carlos Afonseca com a orla. A Avenida Nossa Senhora de Fátima (ambos os sentidos) entre a Rua Ana Santos e Bóris Kauffmann também registrou pontos de alagamentos.

A elevação da maré mais a chuva volumosa são as responsáveis pelos alagamentos na cidade
Foto: Reprodução/Viver em Santos/Andreia Albuquerque
A elevação da maré mais a chuva volumosa são as responsáveis pelos alagamentos na cidade


A frente fria prevista chegou a Santos na madrugada desta sexta-feira (30) causando ventos intensos, chuvas fortes e pontos de alagamentos em diversos bairros da cidade. A temperatura na cidade caiu cerca de 10 graus de quarta para sexta-feira e o feriado será de tempo instável.

Leia também: Multivacinação e imunização contra a pólio são prorrogadas em Santos

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) as ruas alagadas causaram impacto no trânsito da cidade durante a manhã desta sexta. Os pontos de alagamentos estão na Praça Washington, junto à rua Guilherme Álvaro; Rua Lincoln Feliciano, Rua Pindorama e Rua Carlos Afonseca com a orla. A Avenida Nossa Senhora de Fátima (ambos os sentidos) entre a Rua Ana Santos e Bóris Kauffmann também registrou pontos de alagamentos.

Você viu?

Rajadas de vento de cerca de 54/km/h atingiram a cidade por volta das 6 horas da manhã, mas sem registros de ocorrências. Os morros da cidade estão em observação.

Forte chuva mais elevação da maré

A elevação da maré mais a chuva volumosa, de acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), são as responsáveis pelos alagamentos na cidade. Na baía de Santos, o nível do mar deve ultrapassar 1,8 metro na madrugada de sábado (31). De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de atenção.

No interior do estuário, esse aumento será ainda maior, com previsão de que ultrapasse 1,8m já na tarde de sexta-feira (30), prosseguindo com elevação até domingo (1º). Quanto às ondas, o mar começará a ficar um pouco mais agitado a partir de sexta, mas elas não devem ultrapassar 1,7 metro de altura entre sexta e domingo.

Como não há previsão de ondas intensas, não são esperados impactos nas estruturas urbanas costeiras de Santos.

O fim de semana manterá condição de nebulosidade elevada e algumas ocorrências de chuva, ainda que de forma mais fraca e menos volumosa ou persistente. Entretanto, há previsão de um volume expressivo de precipitação durante todo o período citado, entre 60 e 110mm de acordo com o NHP-Unisanta.