Locomotiva histórica volta ao museu do Porto de Santos

“Lavoura” é uma locomotiva a carvão, de fabricação alemã, produzida pela empresa Krauss & Company em 1889, e tinha sido retirada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para restauração, em 2016.

O Museu do Porto de Santos tem uma "antiga" novidade em seu acervo. A locomotivaLavoura ”, que era usada a carvão, é de fabricação alemã, produzida pela empresa Krauss & Company em 1889, e tinha sido retirada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para restauração, em 2016.

Leia também: Chuvas permanecem e exigem atenção nos morros de Santos

A locomotiva foi utilizada para servir de transporte de blocos de rocha para a construção do cais santista, em uma linha férrea construída entre a pedreira do Jabaquara e o estuário do porto, percorrendo uma distância aproximada de quatro quilômetros de extensão.

Em seguida a Lavoura foi transferida para os serviços na Usina Hidrelétrica de Itatinga, foi usada no transporte de pessoas e cargas entre o portinho do Rio Itapanhaú e a Vila da Usina, em uma linha férrea de sete quilômetros. A locomotiva foi retirada de serviço no início da década de 1990.

Museu do Porto

O Museu do Porto tem mais de 5 mil itens históricos além da locomotiva. Um dos destaques são as roupas de escafandristas, documentos, equipamentos portuários e de comunicação, reproduções de pinturas de Benedito Calixto com a temática ligada ao Porto de Santos.

O Museu fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, Macuco. O local funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 14 às 17h. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail complexo.cultural@brssz.com ou pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2005. A entrada é gratuita.

Para a visita, é obrigatória utilização de máscaras faciais pelos visitantes. Serão atendidos grupos de no máximo dez pessoas simultaneamente, divididos em subgrupos de cinco. Haverá aferição de temperatura corporal na entrada.