A Santos Port Authority (SPA), administradora do Porto de Santos , recebeu nesta terça-feira (24) o inédito prêmio “Portos + Brasil”, criado pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra). A entrega aconteceu em Brasília, durante o evento Brasil Export.

Leia também: Operação de emergência é realizada após vazamento de óleo no Porto de Santos

Os portos públicos brasileiros com os melhores índices de desempenho em suas gestões foram premiados pelo Governo Federal e a SPA alcançou a 2ª melhor pontuação na principal categoria, o ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap). 

O Igap avalia desempenho financeiro, eficiência na gestão de recursos humanos, capacidade operacional para concretizar investimentos, o comprometimento em atender e corrigir as irregularidades constatadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), qualidade da gestão ambiental, transparência na publicação de informações, regularidade fiscal e trabalhista, entre outros, das Autoridades Portuárias.

A SPA recebeu pontuação de 8,5 e teve apenas a gestão dos Portos do Paraná à frente, com 9 pontos. “O resultado é fruto do trabalho em equipe construído diariamente para transformar a SPA numa empresa cada vez melhor, alinhada às melhores práticas. Parabéns a todos pela conquista e reconhecimento pelo trabalho”, disse o presidente da SPA, Fernando Biral.

O prêmio “Portos + Brasil” é composto por quatro categorias. Além do ranking Igap, foram premiados portos com melhores indicadores de crescimento da movimentação; variação da Margem Ebtida; e execução de investimentos planejados.

Os dados, referentes a 2019/2020, foram analisados pelo Departamento de Gestão e Modernização Portuária do Minfra. São 735 variáveis objetivas de todas as Autoridades Portuárias de Portos Organizados para se chegar ao resultado das quatro categorias.


“Apesar do ano difícil, o setor de Portos mostrou uma resiliência impressionante em 2020. Galgamos posições importantes no ranking de eficiência mundial do segmento e registramos movimentações recordes nos portos brasileiros. Hoje, celebramos, aqui, a meritocracia”, disso o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Você viu?

“A intenção do governo é estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos do Brasil”, avaliou o secretário nacional Diogo Piloni, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Minfra.


Os resultados foram os seguintes:


1ª categoria: Crescimento da movimentação (visa avaliar, em termos percentuais, o crescimento da movimentação dos Portos Organizados em 2019 em relação ao ano anterior).

- 1° lugar: Porto Organizado de Santarém/PA (movimentação de 2019 36,2% superior à de 2018);
- 2° lugar: Porto Organizado de Itajaí/SC (movimentação de 2019 33,9% superior à de 2018);
- 3° lugar: Porto Organizado de Vila do Conde/PA (movimentação de 2019 22,3% superior à de 2018).


2ª categoria: Variação da Margem Ebtida (visa avaliar, em termos percentuais, a variação da margem Ebtida das Autoridades Portuárias referente ao ano de 2019 em relação ao ano anterior).

- 1° lugar: Companhia Docas do Pará (margem Ebtida de 2019 1.161% superior à de 2018);
- 2° lugar: Companhia Docas do Rio de Janeiro (margem Ebtida de 2019 424% superior à de 2018);
- 3° lugar: Companhia Docas da Paraíba (margem Ebtida de 2019 205% superior à de 2018).


3ª categoria: Execução de investimentos planejados (visa mensurar a proporção do orçamento de investimento disponível no início de 2019 que foi efetivamente executado pelas Autoridades Portuárias naquele mesmo ano, buscando avaliar a capacidade operacional para concretizar os investimentos desejados).

- 1° lugar: Portos do Paraná (execução de 81,8% do orçamento de investimento disponível no início de 2019);
- 2° lugar: Superintendência do Porto de Itajaí (execução de 59,9% do orçamento de investimento disponível no início de 2019);
- 3° lugar: Empresa Maranhense de Administração Portuária - Emap (execução de 37,2% do orçamento de investimento disponível no início de 2019).


4ª categoria: Ranking do Igap (principal categoria) (visa demonstrar a pontuação obtida pelas Autoridades Portuárias no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias – Igap).

- 1° lugar: Portos do Paraná (Nota 9,0);
- 2° lugar: Santos Port Authority (SPA), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e SCPar Porto de Imbituba (Nota 8,5);
- 3° lugar: SCPar Porto de São Francisco do Sul (Nota 8,0).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!