Nesta segunda-feira (22), a movimentação foi calma no Complexo Esportivo Rebouças
Arquivo/Divulgação
Nesta segunda-feira (22), a movimentação foi calma no Complexo Esportivo Rebouças


Santos já está aplicando dose de reforço contra a covid-19 em todos os munícipes com 55 anos ou mais , que tenham completado cinco meses desde a segunda dose. Nesta segunda-feira (22) , a movimentação foi calma no Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia , um dos nove postos de vacinação disponíveis. A imunização segue nesta terça-feira (23).

Quem estava ansiosa para a terceira dose era a aposentada Natalina Gonçalves de Brito, de 82 anos. “Eu não via a hora”. Na manhã desta segunda, acordou cedo, pegou um táxi e foi ao Rebouças na companhia do neto para se imunizar. "As pessoas têm que vir”, frisa. “Eu não tenho nenhum problema de saúde, mas é necessário, então tomei. O atendimento é maravilhoso e é bem rápidinho", tranquiliza.

Já Adalberto Gonçalves, de 83, estava mais despreocupado em relação à dose de reforço. Ele conta que, por se sentir bem com duas doses, iria esperar mais um pouco para se imunizar novamente. Mas, como o irmão de 82 planejava se vacinar já nesta segunda, ele aproveitou a carona e garantiu a sua dose. "Achei que não seria necessário tomar a terceira, mas como disseram que o reforço era bom, eu resolvi vir”. “O atendimento foi esplêndido. Eu amei, como dizem hoje em dia", brincou.

A enfermeira Ana Márcia Del Rei, 39, que já pode receber a dose adicional por ser profissional da saúde, aguardou a chegada da folga para ir se vacinar. "Caso eu tenha alguma reação, estou mais tranquila em casa". Ela conta que trabalha em contato com pacientes infectados pelo coronavírus, então buscou o reforço para continuar imune à doença. "É preciso encorajar aos que não tomaram, que venham tomar. Eu tenho tido pacientes que não se vacinaram e tiveram uma forma bem mais grave e triste da doença, alguns até foram a óbito. Temos que incentivar a todos a vir mesmo, porque é muito importante", finaliza.

Outros públicos

Também desde esta segunda-feira, trabalhadores da saúde e trabalhadores da educação 50+, grupos anteriormente atendidos com a dose de reforço, passam a cumprir o intervalo de cinco meses da segunda dose. Já para os imunossuprimidos maiores de 18 anos, a espera continua sendo de 28 dias. A Cidade aguarda o envio de mais doses de imunizantes pelo governo estadual para ampliar a vacinação a outras faixas etárias.

Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Segunda dose e dose de reforço: devem levar a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19. Imunossuprimidos devem apresentar algum comprovante de sua condição (cópia de laudo, exame ou declaração do médico, por exemplo). A lista completa de públicos atendidos, locais e documentos pode ser conferida neste link.

Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Onde se vacinar contra a covid-19 em Santos

8h às 16h

PFIZER PRIMEIRA DOSE (acima de 12 anos)
SEGUNDA DOSE (intervalo de 21 dias: acima 18 anos)
SEGUNDA DOSE (intervalo de 8 semanas = 56 dias: de 12 a 17 anos)
DOSE DE REFORÇO (intervalo de cinco meses: trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação 50+ e acima de 55 anos)
DOSE DE REFORÇO (intervalo de 28 dias: imunossuprimidos)

ORLA
Ponta da Praia – Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Pompeia – Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)

Leia Também

ZONA NOROESTE
Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Mello, 184
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº

CENTRO
Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457
Policlínica Martins Fontes - Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

MORROS
Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

CORONAVAC SEGUNDA DOSE (intervalo de 28 dias)
ASTRAZENECA SEGUNDA DOSE (intervalo de 8 semanas)

ORLA
Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)

ZONA NOROESTE
Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Mello, 184
Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº

CENTRO
Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284 (APENAS CORONAVAC)

MORROS
Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20) (APENAS CORONAVAC)
Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

ÁREA CONTINENTAL
Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº
Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários