Quase 700 quilos de cocaína foram apreendidas em menos de  48 horas no Porto de Santos em operações da Receita Federal . Ninguém foi preso ou responsabilizados pelas drogas que tinham como destino portos da Europa.

A primeira apreensão aconteceu na última quinta-feira (25) em um carregamento com caixas de limão e as drogas estavam acondicionadas em dois contêineres refrigerados. Após a retirada total da carga e cuidadosa inspeção dos contêineres, foram encontrados 45 kg de cocaína no primeiro deles e 53 kg no segundo.

Na sexta-feira (26), os trabalhos da Receita Federal concentraram-se em dois terminais do Porto de Santos. No primeiro deles foi concluída a inspeção de cargas selecionadas e interceptados 59 kg de cocaína em um carregamento de produtos de origem animal não destinados ao consumo humano com destino ao porto de Antuérpia, na Bélgica.

Mais uma vez a droga não estava escondida em meio à carga, mas sim na estrutura do contêiner, na área reservada aos componentes para refrigeração da unidade de carga.

Em outro terminal, equipes da Alfândega de Santos faziam duas novas apreensões. Na primeira delas, foram apreendidos 239 kg de cocaína em meio a um carregamento de 49 toneladas de papel A3 que tinha como destino o porto de Le Havre, na França. Foi providenciada a retirada total de um carregamento de suco de laranja concentrado para a verificação de ocultação de tabletes de cocaína na estrutura do contêiner.

Leia Também

A área escolhida foi o assoalho e o local buscava dificultar, ao máximo, o trabalho das equipes. Para que não fosse inutilizado, o contêiner precisou ser esvaziado e posicionado em um reboque. Pequenos furos foram feitos na parte de baixo até que fosse constatada a existência dos tabletes.

Depois de horas de cuidadoso trabalho, foram encontrados 285 kg de cocaína. O destino do contêiner contendo 284 tambores de suco de laranja concentrado seria o porto de Roterdã, na Holanda.

O sucesso da apreensão é decorrência da Gestão de Riscos promovida pela Receita Federal, com análise das operações de exportação, utilização de imagens de escâneres e a utilização dos cães de faro da Unidade. A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para futura condenação criminal.

Em 2021 a Receita Federal evitou que mais de 14,2 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos e chegassem ao seu destino.

A Polícia Federal prosseguirá com as investigações, e a troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!