Santos firma parceria internacional para uso de games na educação

Parceria com a cidade dinamarquesa de Viborg para utilização de um jogo eletrônico para celular (Pon Mobile Game) voltado para educação ambiental de jovens.

Pon Mobile Game foi idealizado pelo Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), sob a preocupação com a urgência climática mundial
Foto: Arquivo/PMS
Pon Mobile Game foi idealizado pelo Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), sob a preocupação com a urgência climática mundial


Santos iniciou uma parceria com a cidade dinamarquesa de Viborg (Cidade Criativa da Unesco em Artes Midiáticas), para utilização de um jogo eletrônico para celular (Pon Mobile Game) voltado para educação ambiental de jovens . A intenção é de que ele seja aplicado nas escolas municipais da Cidade, em fase de testes ainda neste ano.

Durante a manhã, a parceria foi apresentada para professores e gestores da rede pública de Santos, junto com uma palestra promovida pelo consultor criativo do game, Morten Thorning, e pela especialista em aprendizado de animação Hanne Pedersen, com o tema 'Como fortalecer a conscientização e a ação social - o humanismo e a cidadania por meio da animação'.

Durante a abertura do evento, na Sala Princesa Isabel do Paço Municipal, o prefeito Rogério Santos destacou como fatores preponderantes para a assinatura da parceria o fato de Santos ser uma cidade criativa e educadora reconhecida pela Unesco além de ser, nacional e internacionalmente, reconhecida pelo papel ecológico do Município.

“Somos a única Cidade no mundo que possui a educação oceânica; para nós é motivo de orgulho, como outros reconhecimentos à nossa cultura ambiental. Temos, sendo assim, a responsabilidade de passar esse nosso DNA para as futuras gerações, de que não somos os donos da natureza, mas parte da natureza, que devemos protegê-la e para isso esse tipo de ação é fundamental”.


Jogo


O Pon Mobile Game foi idealizado pelo Instituto Cultural da Dinamarca (ICD), sob a preocupação com a urgência climática mundial. A iniciativa foca em jovens e crianças, atores principais no futuro da humanidade e da preservação ambiental. O jogo é resultado de parceria entre colaboradores brasileiros e europeus, está sendo desenvolvido no Brasil pela Ilex Games, de Campinas (SP), e será lançado no final de agosto.

Para Morten Thorning, consultor criativo do game, a animação e os jogos eletrônicos, quando usados de maneira inteligente, possibilitam tratar de qualquer assunto com profundidade. “Santos é a cidade perfeita para testar o ‘Pon’, por conta de todo o caráter criativo”. Ele ressalta ainda que se trata de um jogo no qual as crianças vão aprender da maneira correta a importância da natureza”.

O produtor do jogo, o brasileiro Antônio Carlos Sandoval, explica que o público-alvo é formado por jovens de 13 a 15 anos, que poderão interagir com o desafio proposto. “Nosso objetivo principal é conscientizar sobre a emergência climática internacional, para isso, o jogo constrói uma narrativa, na qual um tatu tenta salvar a ilha onde vive de outros tatus robotizados que estão destruindo o ecossistema”.

Para a secretária de Educação, Cristina Barletta, a parceria fortalece o trabalho que as escolas já desenvolvem nas áreas tecnológica e ambiental. “A tecnologia pode ser uma ferramenta de educação criativa e motivadora. Faz parte do nosso desafio tornar o aprendizado cada vez mais interessante para as novas gerações”.


Geração de emprego


O Instituto Querô é um parceiro do Instituto Cultural da Dinamarca no desenvolvimento do jogo, visando à aplicação nas escolas santistas. Atualmente, 10 jovens do Querô trabalham no projeto, sendo duas estagiárias e oito mediadores, que futuramente serão os aplicadores do game nas escolas.

A coordenadora da instituição santista, Tammy Weiss, lembra que a entidade tem como principal obejtivo capacitar jovens da periferia da Baixada Santista para o audiovisual, e vê na animação e na indústria dos games um mercado com potencial de crescimento na Cidade. “Quando o ICD nos procurou no ano passado, pensamos que nossos jovens poderiam ter a oportunidade de ganhar uma formação em animação e games, que acreditamos ser um mercado promissor, visando à empregabilidade”.

O secretário municipal de planejamento e inovação, Fábio Ferraz, aproveitou a oportunidade para vislumbrar novar parcerias, envolvendo Viborg, na Dinamarca, e a Fundação Parque Tecnológico de Santos, tendência confirmada por Morten Thorning. “São duas cidades criativas reconhecidas pela Unesco, que devem estreitar os laços para o desenvolvimento conjunto”.