A Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos (Seviep) registrou, nesta quarta-feira (10) , mais quatro casos da varíola dos macacos , totalizando oito casos confirmados na Cidade. Todos os infectados são homens, adultos , sem sinais de gravidade .

Os quatro novos casos referem-se a pessoas que estão em isolamento domiciliar de 21 dias. Os mais antigos já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.

Santos ainda possui 15 casos suspeitos, que aguardam o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado.

Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seviep. A pessoa que identificar algum dos sintomas da doença deve ir à policlínica de referência do bairro em que mora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou a uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam 24 horas.

Sintomas

Os primeiros sinais da doença após a infecção costumam ser a febre, dor muscular, fadiga, dor de cabeça, fraqueza, dor nas costas e dor nos gânglios (especialmente atrás da orelha e cabeça).

Depois de três dias, surgem erupções na pele a partir do local da infecção primária, que se espalha rapidamente para outras partes do corpo. As lesões continuam a progredir, geralmente, dentro de 12 dias, para uma aparência mais sólida (pápula). O infectado deixa de contaminar outras pessoas após o desaparecimento das lesões.

Prevenção

  • Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele
  • Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença
  • Higienizar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel
  • Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais
  • Usar máscaras, protegendo-se contra gotículas de saliva, entre casos confirmados e contactantes

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!