Especialista de Santos explica como aumentar vendas digitais

O diretor de uma agência santista separou algumas dicas para implementar os produtos na rede, criar conteúdo orgânico e vender bastante.

Compras em lojas virtuais dobraram durante a pandemia e seguem em crescimento
Foto: Divulgação
Compras em lojas virtuais dobraram durante a pandemia e seguem em crescimento


Implementação, conteúdo e performance . Resumidamente, este é o caminho para começar a vender online . A compra em lojas virtuais dobrou na pandemia e seguem em alto, mas o pequeno e médio empreendedor ainda precisa aprender e se desenvolver mais com pequenas estratégias que vão fazer uma diferença grande. O diretor de uma agência santista separou algumas dicas para implementar os produtos na rede, criar conteúdo orgânico e vender bastante.

Pode ser uma pequena ou média empresa de bonés, roupas, café, eletrônicos – vale qualquer produto, mas todos precisam de estratégia para ter saída nas lojas virtuais. De acordo com Rafael Henriques, diretor geral da Mamba, depois da implementação, "todo marketing precisa de um conteúdo estratégico. Por isso, dentro de um planejamento é trabalhado toda a otimização de uma ação ou campanha. Não adianta investir capital em tráfego pago sem um bom conteúdo. É importante saber com quem você vai estar se comunicando e como transmitir aquela mensagem. Do contrário, será mais uma campanha rodando, desperdiçando dinheiro".

O diretor da agência acredita no chamado marketing customizado onde existe a demanda de conteúdo exclusivo e bem trabalhada. Depois de definida a abordagem é preciso investir tempo e/ou dinheiro na criação de conteúdo. Em seguida, ter experts em nicho, ou seja, especialistas que trabalham especificamente na área de interesse, além de um gestor de contas e um veterano em otimização de gastos. Por fim, calcular o chamado ROI – “return on investiment”, ou seja, “retorno sobre investimento”, onde é possível saber o quanto de retorno a empresa teve com determinado investimento.

O e-commerce em disparada

Em 2021, este tipo de venda alcançou US$ 139 bilhões e pode chegar a US$ 4,9 trilhões até 2025. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Magis5, empresa que desenvolve soluções para integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce. O levantamento levou em conta os dados das principais empresas envolvidas no marketplace na América Latina como VTEX, Mercado Livre, Americanas e Magalu. O objetivo foi compreender o cenário e estabelecer estratégias para ações futuras.

O e-commerce brasileiro está crescendo e amadurecendo: “Os brasileiros passaram a comprar muito mais de forma on-line durante a pandemia, mas ainda tem muito para amadurecer neste sentido. A China, por exemplo, é o único país onde as vendas nas lojas virtuais representam mais da metade do total”, lembra Rafael.

A Mamba

Localizada em Santos, litoral paulista, e atuando para vários países, a agência de marketing aposta na marca do negócio do cliente como o fator de sucesso para as vendas. A filosofia da empresa é construir o marketing de empresas dos mais diversos segmentos. A Mamba é uma assessoria de marketing especializada no meio digital.

Por meio da comunicação integrada e ferramentas técnicas, o objetivo é construir uma estratégia personalizada para o modelo de negócio do cliente. Entre as especialidades, estão a implementação, o trabalho de imagem, o posicionamento diante do mercado, o tráfego pago e orgânico da loja virtual do cliente e a avaliação do resultado financeiro. Entre os cases de sucesso, estão China Link, Gummy Power, Process, ACG, UniTranding, Chinês de Verdade, Modertech entre vários outros.