
Imagine o seguinte cenário: um brasileiro deixa o país e decide seguir para a China
, mas sem ter um emprego em vista. Ele trabalha em casas noturnas, dá aula de português para chineses, é vítima de golpes imobiliários e é até preso por dirigir sem carteira de habilitação. Hoje, esse mesmo brasileiro é o diretor executivo de uma das maiores consultorias de importação do Brasil que emprega 150 pessoas pelo mundo.
Esse é o ponto de partida da história de Lincoln Fracari no livro que acaba de lançar, "Importador profissional - O caminho para a importação da China". As dificuldades fizeram o sonho virar realidade. "Não quero dar muito spoiler sobre os detalhes de como cheguei à China porque tudo é revelado de maneira exclusiva no livro. Eu já trabalhava numa empresa chinesa. Para seguir para a China, tentei buscar chances onde trabalhava, mas não deu certo. Eu decidi ir sem nada e acredito que essa é uma das partes mais interessantes do livro. Eu já tenho muito conteúdo em vídeos, podcast, palestras, mas não tinha algo escrito. Agora, está tudo publicado!".
Livro não é apenas para importadores
O empresário de 36 anos, que atualmente vive em Santos, acredita que a própria história de vida é inspiração para viajantes, empreendedores, pessoas interessadas em desenvolvimento pessoal e na cultura oriental. Com 311 páginas e lançado pela editora Palavras do Céu, a publicação fala sobre a história pessoal de alguém que não começou a vida profissional do zero, lições de empreendedorismo e importação. "Este livro é direcionado também a empresários e empreendedores que buscam aumentar o próprio capital por meio da importação e tem muito conteúdo para quem é entusiasta da cultura chinesa. Indico pra quem está com planos de viajar ou pra quem tem vontade de trabalhar numa empresa chinesa, por exemplo".
Quem não sabe importar, compra de um fornecedor que, provavelmente, comprou da China. É por isso que o consultor bate na mesma tecla: "Importar é vantajoso e isso vale para pequenos, médios e grandes empreendedores. Por exemplo, muitas vezes o empresário compra os produtos de estoque em São Paulo. Muita gente nem imagina isso, mas é possível importar e ver o capital crescer. No livro, eu adianto quais são os caminhos, inclusive os métodos que usamos na minha consultoria de importação, a China Link Trading".
Parceria Brasil e China - como está?
O empresário vê o Brasil como celeiro do mundo. "Se pensarmos em comércio global, nosso país alimenta bilhões de pessoas em todo o planeta. Exportamos grãos e carnes para a China, por exemplo, já que o país não é autossuficiente para alimentar todos os chineses, então, a parceria é grande. E nós, brasileiros, importamos muitos insumos e produtos prontos. No aspecto financeiro, de infraestrutura e de abertura de novas fábricas, o relacionamento é muito bom e deve continuar assim", diz Lincoln Fracari.
Sobre o futuro próximo, o CEO fala sobre estudos que apontam que problemas econômicos podem fazer com que a China "despenque" como grande fornecedora, mas não acredita nessa narrativa. "São teorias embasadas, mas não existe alternativa pra tanta demanda de produtos a não ser comprar da China. Veja, por exemplo, o que aconteceu durante a pandemia: a produção chinesa foi paralisada por um período e isso fez com que todos os produtos do mundo tivessem aumento de preço, tudo ficou mais caro. Agora, com a retomada da economia, a China continua a crescer, mesmo com todos os problemas enfrentados".
O livro "Importador profissional - O caminho para a importação da China" está disponível no site Amazon
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China Link Trading
Localizada em Santos, litoral paulista, já faz cerca de 15 anos que a China Link Trading (CLT) transforma empresas em importadoras. Atualmente, auxilia quatro mil empresas brasileiras a importar. Além de Santos, a CLT tem escritórios em Itajaí (SC) e Maceió (AL). A empresa busca os melhores fornecedores para seu negócio, simula importações, faz auditoria de fábricas, auxilia no contrato, pagamento e na produção e controle de qualidade dos pequenos e médios empreendedores, prestando ainda auxílio em todo o processo final como frete e transporte.