O Porto de Santos vai receber o maior navio mercante porta-contêineres nesta segunda-feira (24) e uma operação especial será montada para chegada do Navio Mercante CMA CGM VELA . A travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida durante a entrada da embarcação.
O navio tem 347,48m de comprimento e 45,20m de boca (largura), da Empresa CMA CGM S.A. De acordo com a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a ação marca o início das operações dos navios de 340 a 366 metros (Classe New Panamax).
A operação, programada para iniciar às 13h30, tem a atracação no Terminal Santos Brasil S/A (Tecom-3) prevista para 14h45 e contará com a escolta de embarcações da CPSP, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária, com o propósito de garantir a Segurança da Navegação durante o deslocamento do navio no acesso ao terminal onde acontecerão as operações portuárias.
Após após estudos, simulações e reuniões do Agente da Autoridade Marítima (AAM), Autoridade Portuária, Tanque de Provas da Universidade de São Paulo, Praticagem de São Paulo e outras instituições diretamente ligadas às atividades operacionais, a chegada da embarcação será feita com segurança para navegação no canal do Porto de Santos.
A operacionalização dos navios da Classe New Panamax seguirá os procedimentos contidos na portaria mencionada, focando, principalmente, os seguintes condicionantes:
- Levantamentos hidrográficos, em todos os trechos do canal, atualizados;
- As condições de mar, vento e visibilidade favoráveis;
- A manobra será realizada por dois (2) práticos com experiência e que tenham participado de simulações em centros de estudo de reconhecida capacidade técnica em navios desse porte;
- Interrupção momentânea do tráfego de navios no canal do porto e atividades portuárias a jusante do Terminal Santos Brasil S/A, durante a manobra de entrada e saída do navio;
- Interrupção momentânea da travessia das Balsas Santos x Guarujá, devendo todas as balsas estarem dentro das “gavetas” (berços de atracação) e sem veículos, pedestres e ciclistas em seu interior;
- Todos os terminais realizarem procedimentos internos de segurança, tais como: reforço de amarrações e retirada de pranchas e guinchos;
- Emprego dos melhores rebocadores e equipes na manobra de acordo com o previsto na supracitada portaria;
- Essas condicionantes não eximem a adoção de outras medidas cabíveis pelo Agente da Autoridade Portuária no que tange às recomendações apresentadas por este Agente da Autoridade Marítima.