Produzido pela Secretaria de Comunicação, em parceria com a Seds, o vídeo já alcançou 36.900 pessoas e teve 19.284 visualizações nas redes sociais
Reprodução/ Prefeitura de Santos
Produzido pela Secretaria de Comunicação, em parceria com a Seds, o vídeo já alcançou 36.900 pessoas e teve 19.284 visualizações nas redes sociais


Para alertar a população e combater a violência contra a mulher, durante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Seds), lançou uma campanha, neste mês.

No vídeo, com telefones de delegacias e serviços da cidade, dezenove mulheres também seguram folhas com mensagens de encorajamento e apoio às vítimas de violência ou testemunhas de agressão.

São pessoas de diversas áreas de atuação, representando diferentes públicos. “Nosso objetivo é reforçar que estamos aqui para orientar e apoiar a vítima. Buscamos a diversidade na iniciativa, mostrando mulheres com tipos físicos e idades diversas para que todas possam se identificar”, explica Diná Ferreira Oliveira, titular da Coordenadoria.


Ela ainda destacou que o vídeo não tem áudio propositalmente. “Em muitos casos, a vítima mora com o agressor, que pode ouvir as orientações. Fizemos esse material porque muitas vezes a mulher fica fragilizada e não sabe onde procurar ajuda. O objetivo é que ela saiba onde denunciar e que existem várias formas de fazer”, reforça.

Você viu?

Número de casos

Ao contrário dos dados divulgados pelo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em que revela aumento de 44,9% dos atendimentos da Polícia Militar no estado de São Paulo, Santos registra queda.

Em abril de 2019, a Cidade contabilizou 114 ocorrências contra 59 registradas no mesmo período desse ano. “Não podemos afirmar que os casos diminuíram ou que as vítimas não estão denunciando. Tivemos queda das denúncias e da procura por nossos serviços e isso nos preocupa. A falta de informação e o medo do agressor pode ser um dos fatores para que a mulher não denuncie ou procure ajuda”, reforça Diná.

Onde buscar ajuda ou denunciar

Em Santos, existem os Centros de Referência Especializados da Assistência Social, o Creas, que atendem pessoas em diversas necessidades, entre elas, vítimas de violência doméstica.
O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e o contato é (13) 3223-4079 ou (13) 3216-1213).

A Delegacia da Mulher (Rua Assis Correia, 50, Gonzaga) funciona durante 24 horas, ou pelos telefones (13) 3235-4808 e (13) 3223-9670. Outra opção é o 7º Distrito Policial, pelo número (13) 3289-4909 ou 3284-3089 (plantão).
A vítima pode também telefonar para o 180 (Central de Atendimento à Mulher). Quem ouvir sons de briga ou precisar de ajuda em alguma situação de violência doméstica, também pode acionar o 190 (Polícia Militar).

Para facilitar o registro de casos em meio às restrições de circulação por conta do coronavírus, o Governo do Estado liberou as notificações pela internet de crimes como a violência doméstica. O registro deve ser feito na página da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo . Os casos serão avaliados pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!