Os testes são reservados para moradores de Santos, que apresentem sintomas.
ISABELA CARRARI/ Prefeitura de Santos
Os testes são reservados para moradores de Santos, que apresentem sintomas.


Febre, tosse seca e cansaço são alguns dos sintomas mais comuns de Covid-19. Já os mais graves são dificuldade em respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento. O munícipe de Santos que apresentar alguma dessas características poderá realizar exame gratuitamente, até a próxima semana.

O Centro de Testagem da Covid-19, que disponibiliza testes rápidos em sistema drive thru, funcionará deste sábado (30) até quarta-feira (3), na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184 – Vila Mathias). O horário de atendimento será das 8h às 14h.

A Prefeitura de Santos adquiriu dez mil kits de testes rápidos para serem utilizados durante os cinco dias da ação. Vale ressaltar que o serviço está disponível apenas para moradores da cidade, com sintomas, que devem apresentar documento com foto e comprovante de residência.

A testagem em massa de moradores sintomáticos é uma das estratégias adotadas pelo Município para melhor entender a extensão da epidemia.

Você viu?

Procedimento

Ao chegar no local, o munícipe é recepcionado para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o estado de saúde. Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue do dedo.

Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no organismo. 

Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR, que tem efeito confirmatório do diagnóstico.
Dois mil kits de RT-PCR estão reservados para a ação. Após cerca de três dias úteis, o resultado é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que o munícipe reside.

Testes realizados

Durante o período em que esteve no estacionamento do Mendes Convention Center, o drive thru realizou 15,4 mil testes rápidos, com 320 resultados positivos. “Santos já detém números comparáveis aos principais centros mundiais onde foram realizadas testagens com alta performance. O grande volume de testagem se consolidou em nossa Cidade, que se tornou referência neste aspecto”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!