Serviço é iniciado pelos berços de atracação de navios de contêineres
Divulgação/ SPA
Serviço é iniciado pelos berços de atracação de navios de contêineres



A Santos Port Authority (SPA) iniciou o serviço de dragagem de manutenção de berços de atracação no Porto de Santos, no ultimo sábado (30). A empresa DTA Engenharia é responsável pela execução, que começará pelo berços de atracação da Brasil Terminal Portuário (BTP), na margem direita do Porto.

Os trabalhos foram iniciados durante as “janelas” de operação (período entre a saída de um navio e a entrada de outro, quando o berço está livre), para permitir o mínimo de impacto nas atracações.

O objetivo é manter o Porto funcionando enquanto os serviços de manutenção acontecem. Segundo o presidente da SPA, Fernando Biral, a obra será realizada de forma coordenada com a programação das embarcações, de forma que toda a logística aconteça sem interferências. “O novo ciclo de dragagem assegura pelos próximos 24 meses as condições de navegação e atracação para que os operadores portuários em Santos possam desempenhar com eficiência o seu importante papel na logística nacional”, afirma o presidente.

Contrato

O contrato de manutenção com a DTA foi assinado em 8 de janeiro, mas estava sub judice. A liminar que impedia o início dos trabalhos foi cassada no dia 23 de abril e, no dia 29 de abril, foi assinada a ordem de serviço para a mobilização dos equipamentos de berços. O contrato é válido por 24 meses e visa a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos.

A dragagem é um serviço realizado de forma contínua e ininterrupta. Devido às características do estuário santista, com assoreamento constante – agravado no período de outono e inverno -, é necessário garantir cotas mínimas para a navegação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!