O atendimento na Arena Santos vai das 8h às 14h
Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos
O atendimento na Arena Santos vai das 8h às 14h



A Secretaria de Saúde de Santos prorrogou por mais um dia os testes da covid-19, em sistema drive thru montado na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184 – Vila Mathias). Das 8h às 14h desta quinta-feira (4), os munícipes de Santos, munidos de documento com foto e de comprovante de endereço, e os profissionais de serviços essenciais podem fazer os testes rápidos disponibilizados no local.

Novo recorde de testagens em um único dia foi batido nesta quarta-feira (3): 2.643 pessoas fizeram testes rápidos, com 132 resultados positivos (5%). Na sequência, os que receberam a notícia do resultado positivo passaram pela coleta de secreções do nariz e da garganta para a realização do RT-PCR, exame de caráter confirmatório. Desde o último sábado (30 de maio), já foram realizados 9541 testes rápidos, com 511 positivos (5,3%) no centro de testagens da covid-19 na Arena Santos.

Você viu?

“Prorrogamos em virtude da paralisação do serviço na última terça-feira por causa do mau tempo e para atender a população por cinco dias, como inicialmente previsto. As pessoas reconhecem o bom serviço realizado e se sentem seguras em fazer a testagem na estrutura que montamos”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.

Desde o início da pandemia, a rede municipal de saúde de Santos já realizou mais de 37 mil testes, entre o modelo rápido e o laboratorial RT-PCR. A realização de testagens em massa é uma das estratégias adotadas pelo Munícipio para conhecer melhor a extensão da doença em seu território.

Balanço

Sábado- 2.066 testes rápidos (117 resultados positivos – 5,6%)
Domingo- 1.948 testes rápidos (116 resultados positivos – 5,8%)
Segunda- 2.411 testes rápidos (138 resultados positivos – 5,7%)
terça-feira- (período parcial- antes da suspensão, por conta do mau tempo) - 473 testes rápidos (10 resultados positivos)

Funcionamento

O munícipe é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde.

Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue da polpa do dedo anelar. Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que o munícipe reside.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!