Apenas três estabelecimentos foram intimados, durante a fiscalização desta quinta-feira
Marcelo Martins/ Prefeitura de Santos
Apenas três estabelecimentos foram intimados, durante a fiscalização desta quinta-feira



O primeiro dia de vigência do Plano Municipal de Retomada Econômica em Santos foi considerado tranquilo pelos profissionais que atuam na força-tarefa realizada pela Prefeitura desde a última segunda-feira (8).

Nesta quinta-feira (11), a fiscalização percorreu ruas do Bairro do Centro e do Gonzaga e vistoriou 68 estabelecimentos comerciais. Foram registradas três intimações por descumprimento aos decretos municipais 8.932 8969 . Os dados indicam que mais de 95% dos comércios vistoriados estavam em concordância com as regras sanitárias de prevenção e controle da transmissão e contaminação pelo novo coronavírus (covid-19).

Você viu?

A chefe do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), Mabel Barreiro Cardama, comentou que a maior parte dos estabelecimentos que decidiram abrir, mesmo sendo feriado, seguiram os protocolos sanitários. “A maioria dos comércios abertos seguiram com movimento tranquilo, mantendo as regras. Em algumas lojas de departamento de maior porte foram constatadas filas de espera do lado de fora, todas em cumprimento às normas de higiene, distanciamento e uso de máscaras”.

A força-tarefa já vistoriou mais de 460 comércios desde o início da semana. A operação é encabeçada pelo Defemp, ligado à Secretaria de Finanças (Sefin), com presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) da Secretaria de Saúde, com apoio da Polícia Militar. A ação prossegue nesta sexta-feira (12).

Regras

O processo de retomada econômica segue regras estabelecidas pelo governo estadual e pelo grupo técnico da Prefeitura. Para o comércio de rua (não inclui ambulantes), a reabertura começa com atendimento limitado a 30% da capacidade e horário de funcionamento.

Na Região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias), os estabelecimentos abrem de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Nas demais regiões da Cidade, de terça-feira a sábado, das 13h às 19h. Por enquanto, seguem fechados os shopping centers.

Praia

A orla da praia também contou com a presença de fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal. Ao longo do dia foram lavradas quatro multas a munícipes que não cumpriram o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras faciais não profissionais. Os guardas municipais também prestaram esclarecimentos e orientações a munícipes sobre as restrições municipais à região da orla.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!