O resultado é informado 15 minutos após o atendimento.
Leandro Ordonez/ Prefeitura de Santos
O resultado é informado 15 minutos após o atendimento.


Mais 5.381 testes rápidos para identificar anticorpos do novo coronavírus foram realizados na Zona Noroeste neste domingo (21). Somados esses números, o primeiro fim de semana da Blitz Covid chegou a 12.264 pessoas examinadas (por sangue extraído do dedo indicador), terminando com 1.332 testagens positivas para covid-19 (10,9% do total) – houve mais 662 neste segundo dia.

Com o resultado informado 15 minutos após o atendimento, as pessoas que apresentaram os anticorpos receberam instruções dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre um período necessário de quarentena e métodos de prevenção a novos contágios. Além disso, foram aconselhadas a passar pelo exame PCR (por mucosa) – o mais preciso para confirmação ou descarte da doença – numa policlínica ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A ação da SMS ocorreu nos bairros Chico de Paula, Bom Retiro, Areia Branca, Rádio Clube, Castelo, São Manoel e Piratininga. Em todos os locais, o atendimento contou com fila organizada e distanciamento social. Ainda na entrada, houve coleta de informações pessoais e aferimento de temperatura corporal. Todos os que compareceram receberam kits para higienização – provenientes de doações ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) – com álcool em gel, sabonete e outros itens.

Nas próximas semanas, a testagem em massa será repetida nos morros e na Região Central. Os locais ainda serão confirmados, com divulgação pelo Santos Portal .

Ação

A ação deste fim de semana contou com a participação de 400 profissionais da SMS, entre agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, oficiais de administração e técnicos da Vigilância Epidemiológica. Houve apoio também de médicos, farmacêuticos, almoxarifes, motoristas e auxiliares de serviços gerais.

    Veja Também

      Mostrar mais