O funcionamento será 15h às 19h.
Divulgação/ Prefeitura de Santos
O funcionamento será 15h às 19h.


Os quatro shopping centers de Santos reabrirão ao público, nesta quarta-feira (24), das 15h às 19h, de forma parcial e condicionada. A retomada é possível porque os estabelecimentos cumpriram as adequações propostas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realizou vistoria simultânea em todos na tarde de segunda-feira (22).

A orientação da SMS é que os clientes requentem aos centros comerciais apenas para compras. Não é permitido o uso do espaço para lazer, confraternizações ou consumo de alimentos e bebidas. Por isso, cinemas, praça de alimentação e espaços de diversão para crianças continuam fechados.

Os estabelecimentos também orientam os lojistas a não permitirem que os clientes experimentem roupas e calçados. Maquiagens estão proibidas de serem provadas.

No último sábado (20), em reunião na SMS, representantes dos quatro estabelecimentos assinaram um termo de compromisso com o município de Santos para seguir o protocolo sanitário que prevê as regras para a reabertura.

“Orientamos nossos lojistas com as diretrizes do protocolo sanitário e nossa equipe está preparada para ajudá-los no que for necessário para o cumprimento”, destaca Kátia Camilo, superintendente da Praiamar shopping.

Acompanhamento

O horário reduzido de funcionamento, de quatro horas diárias, segue o disposto na fase laranja do Plano São Paulo. Caso o Estado determine o retorno da Baixada Santista para a fase vermelha, os shopping centers terão que fechar as portas novamente. “Nesta primeira vistoria, que foi divulgada, verificamos que todos os shopping centers de Santos cumpriram as regras sanitárias dispostas pela Prefeitura para a reabertura. Nosso trabalho de vigilância continuará após a retomada dessa atividade, com vistorias surpresa para avaliar o cumprimento das normas no dia a dia”, afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Entrada

Os shoppings deverão fazer um plano de controle de entrada de pessoas a ser apresentado durante fiscalização da Prefeitura, sendo dos empresários a responsabilidade pelo cumprimento do distanciamento social dos clientes. É recomendado que pessoas pertencentes aos grupos de risco não frequentem os estabelecimentos.

Lojas

Outra restrição é que dentro das lojas não poderá ser atendido mais de um cliente simultaneamente. A retomada das atividades ficará suspensa caso a Baixada Santista seja classificada na fase 1 (Alerta Máximo) no Plano São Paulo.

Corredores de fluxo e limitações

Se necessário, poderão ser implementados corredores de fluxo só para entrada e saída do empreendimento, com demarcação no piso. Também deve ser limitada a quantidade de pessoas nos elevadores e reduzidas as áreas de estacionamento, com ajuste das entradas e saídas dos veículos para melhor coordenar o fluxo.

Estão suspensos os serviços de ‘valet’, para evitar o uso dos veículos de clientes pelos colaboradores. Nesse primeiro período de retomada, não funcionarão cinemas e atividades de entretenimento, inclusive áreas para crianças. As praças de alimentação funcionarão apenas para retirada ou delivery.

    Veja Também

      Mostrar mais