A ação será sábado e domingo, dias 27 e 28.
Divulgação/ Prefeitura de Santos
A ação será sábado e domingo, dias 27 e 28.



A segunda Blitz Covid-19 da Prefeitura de Santos vai atender os moradores dos morros, no sábado (27) e domingo (28), das 8h às 14h.

Haverá a testagem rápida dos moradores com sintomas da doença como febre, alterações respiratórias, quadros gripais e perda de olfato e do paladar, em sete pontos da região (endereços abaixo). Para o atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos.

Até a manhã destaterça (23), houve a confirmação de 7.812 casos de covid-19 entre munícipes de Santos, 499 deles (6,3%) de moradores dos morros. Na primeira Blitz Covid-19, realizada no último final de semana na Zona Noroeste, foram realizados 12.264 testes rápidos, com 1.332 resultados positivos (10,9%).

Você viu?

Sem aglomerações

“A primeira blitz transcorreu sem problemas e aglomerações, superando as nossas expectativas. Agora, será dada a oportunidade da testagem rápida aos moradores dos 17 morros de Santos que estão com sintomas da doença”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

Cerca de 400 servidores municipais serão mobilizados para ação. Todos os munícipes passarão por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, serão submetidos ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. Ele indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.

O resultado será informado por meio do telefone cadastrado. Aqueles com resultados positivos serão orientados pelos técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) sobre os primeiros procedimentos, isolamento domiciliar e orientação para a realização do exame RT-PCR (laboratorial) na rede municipal.

Outras ações

Para todos os munícipes testados, será entregue um kit de higiene, preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, contendo um frasco de álcool em gel de 100ml, um pote de creme hidratante, um sabonete em barra e um tubo de pasta de dente.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social também estarão presentes em todos os pontos de testagem, orientando a população sobre os serviços socioassistenciais oferecidos pela Prefeitura. Haverá também a desinfecção das vias e ruas do entorno dos pontos de testagem antes e após cada período de testes.

Locais da Blitz

Vila Criativa Penha – Rua Brigadeiro Newton Braga, 39
Vila Criativa Vila Progresso – Rua Três s/nº
Juventude E.C. – Av. Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, 1.788 (Nova Cintra)
Centro Cultural, Esportivo e Turístico do Morro do São Bento (Rua São Luiz s/nº).
Policlínica Morro Santa Maria – Rua 10 s/nº
UME Mário Alcântara – Rua Mansueto Pierotti, 75 (Valongo)
Policlínica Morro José Menino – Rua Dr. Carlos Alberto Curado, 77A

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!