O resultado é informado cerca de 40 minutos depois, por meio de telefone cadastrado do munícipe.
Leandro Ordonez/ Prefeitura de Santos
O resultado é informado cerca de 40 minutos depois, por meio de telefone cadastrado do munícipe.


A próxima e terceira Blitz Covid -19 realizada em Santos, pela Prefeitura, está prevista para o próximo fim de semana (dias 4 e 5), das 8h às 14h, na Área Continental e Região Central.

A ação na Área Continental vai atender os bairros Caruara, Monte Cabrão, Quilombo, Iriri e Mantiqueira. Já na área central, atenderá ao Centro, Vila Nova, Paquetá e Vila Mathias. Cesca de os cerca de 20 mil moradores serão atendidos, em sete pontos de testagem .

Na blitz, todos os munícipes passam por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, são submetidos ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. O exame indica se a pessoa já teve contato com o vírus ou se está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.

Cerca de 400 servidores municipais serão mobilizados para ação. As pessoas que procurarem os postos passarão por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, serão submetidas ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. Ele indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.

Você viu?

O resultado é informado cerca de 40 minutos depois, por meio de telefone cadastrado do munícipe. Aqueles com resultados positivos são orientados pelos técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) sobre os primeiros procedimentos, isolamento domiciliar e orientação para a realização do exame RT-PCR (laboratorial) na rede municipal.

Confira os pontos de testagem 

  • Estação do Valongo – Largo Marquês de Monte Alegre, 2.
  • Mercado Municipal - Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova.
  • Unifesp - Rua Silva Jardim, 136, Vila Nova.
  • Câmara Municipal - Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Centro.
  • UME Judoca Ricardo Sampaio - Av. Xavantes, 875, Caruara.
  • Praça do Escola Total do Monte Cabrão - ao lado da Policlínica (Rua Principal s/nº).
  • Policlínica da Ilha Diana.

Social

Todos os munícipes testados receberão kit de higiene, preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, e as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social vão orientar a população sobre os serviços socioassistenciais. Haverá também desinfecção das vias e ruas do entorno dos pontos de testagem.

Outras ações

Duas Blitz Covid-19 já foram realizadas. A primeira ocorreu na Zona Noroeste, nos dias 20 e 21, com 12.264 testes rápidos efetuados, sendo 1.332 resultados positivos (10,9%). Já a segunda atendeu aos morros, nos dias 27 e 28, somando 10.417 pessoas testadas, 1.076 delas com resultados positivos (10,3% do total).

A blitz é uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e Fundo Social de Solidariedade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!