1.175 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus (7,7% do total).
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
1.175 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus (7,7% do total).


A Blitz Covid-19 promovida pela Prefeitura de Santos, neste final de semana (dias 4 e 5), na Região Central e na Área Continental, terminou com 15.199 pessoas testadas, apresentando 1.175 resultados positivos do novo coronavírus (7,7% do total).

No primeiro dia da Blitz Covid-19, sábado (04), 6.533 pessoas realizaram o teste rápido. Entre elas, 489 (7,4%) tiveram resultados positivos com anticorpos IgM (fase aguda da infecção).

Cerca de 400 servidores municipais foram mobilizados para ação. As pessoas que procuraram os postos passaram por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, foram submetidas ao teste rápido: análise de sangue após pequeno furo no dedo. Ele indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.

Os resultados são informados por meio do telefone cadastrado. Todos os munícipes testados receberam kit de higiene, preparado pela equipe do Fundo Social de Solidariedade, e as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social orientaram a população sobre os serviços socioassistenciais. Ainda é realizada a desinfecção das vias e ruas do entorno dos pontos de testagem.

A quantidade de testagens desta edição foi a maior das três já realizadas, juntas, somaram 37.880 exames. Nas operações anteriores, foram atendidos 12.264 munícipes na Zona Noroeste e outros 10.417 nos Morros.

As testagens foram realizadas em sete pontos, voltadas prioritariamente para os munícipes com sintomas da doença que moram no Centro Histórico, Valongo, Bairro Chinês, Vila Nova, Paquetá e Vila Mathias (Região Central) e no Caruara, Monte Cabrão, Iriri, Barnabé, Guarapá, Nossa Senhora das Neves, Cabuçu, Trindade e Quilombo (Área Continental).

    Veja Também

      Mostrar mais