O palco será permanente
Reprodução
O palco será permanente


Um dos cartões postais de Santos, no alto do Morro Nova Cintra, a Lagoa da Saudade ganhará um mirante e um palco flutuante. As estruturas serão construídas pela Prefeitura de Santos dentro da segunda etapa de obras de revitalização realizadas no local. O objetivo é tornar a área um espaço de entretenimento e lazer para a população e visitantes.

O mirante com degraus terá cerca de 14m de largura e tem previsão de ser concluído em outubro. Neste momento está sendo feita a execução das estacas. Já o palco flutuante será voltado a apresentações de pequeno e médio porte, nos moldes das realizadas na Concha Acústica, na orla da praia, e similar a plataformas existentes em outras cidades do Brasil, como Curitiba (Paraná).

Com 6,4m por 8m, o palco será permanente e ficará distante cerca de 15m da margem da lagoa. O início da montagem está previsto para a segunda quinzena de agosto e a cobertura do palco para setembro. Outra balsa menor fará o transporte de equipamentos e pessoas, da margem ao palco.

“A lagoa terá diversão para todas as idades. A fonte interativa e o playground do jacaré para as crianças, além de uma arquibancada para as pessoas desfrutarem dessa paisagem linda e um palco para pequenos shows e apresentações de quartetos. Será um grande espaço de interação. Tudo isso para que, depois da pandemia, tenhamos muitos atrativos ao ar livre para a população”, afirmou Barbosa.

Os trabalhos envolvem as secretarias de Serviços Públicos (Seserp), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Governo (Segov) e Cultura (Secult), com apoio da iniciativa privada.

FONTE INTERATIVA

Uma fonte interativa de piso, como a existente na Ponta da Praia, também será instalada na Lagoa da Saudade até outubro. Em formato curvo, terá 24 bicos independentes esguichando água, em jatos de cerca de um metro, iluminados por luz de LED.

Você viu?

A fonte vai dispor de um tanque subterrâneo com capacidade de 20 mil litros. Toda a água (não potável) será tratada com cloro e sistema de raios ultravioleta para eliminação de microorganismos.

PLAYGROUND DO JACARÉ

Para maior diversão da criançada, o local ganhará um playground temático em forma de jacaré, em alusão ao antigo morador da Lagoa. O projeto foi realizado por um grupo de estudantes de design da Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte. Inclui diversos brinquedos que, junto ao desenho no chão, vão compor o formato do animal. A maioria das peças serão confeccionadas em fibra de vidro, material mais resistente.

A cabeça do jacaré terá um mirante e um escorregador para crianças menores, enquanto o rabo será um escorregador em curva com uma escalada destinada aos maiores. O espaço será formado ainda por brinquedos sensoriais como tubo, trepa-trepa e conjunto de quatro paredes interativas para explorar os sentidos.

Também haverá brinquedos musicais feitos em madeira e metal, como xilofone, reco-reco e um conjunto de cinco tambores de tamanhos diferentes. A base em concreto do playground já foi iniciada e o piso emborrachado e o play serão instalados até o mês de outubro. A confecção dos brinquedos inicia essa semana.

PRIMEIRA ETAPA

As intervenções na Lagoa da Saudade incluem reforma dos pisos, quiosques e de outras estruturas existentes, como a Vila Criativa, quadra de skate, banheiros e chafariz, com serviços sendo executados pela Seserp.

No local, já foram instaladas pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) lâmpadas de LED, lixeiras e bancos, rampas de acessibilidade e 860m de nova calçada acessível. Também já foi feita montagem de guarda-corpo junto à água e construção de dois decks cujas áreas somadas chegam a 1,6 mil metros quadrados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!