O prédio foi devolvido para a Santa Casa em abril de 2019.
Divulgação/ Santa Casa de Santos
O prédio foi devolvido para a Santa Casa em abril de 2019.


A Santa Casa de Santos avançou para um passo na preservação do prédio do Escolástica Rosa, situado em frente a orla da Praia, no Bairro Aparecida. O arqueólogo Manoel Gonzalez foi contratado para avaliar os danos no local.

Neste primeiro momento, ele irá elaborar um relatório de impacto ao patrimônio para analisar e avaliar se houve alteração significativa da antiga ocupação do prédio do Escolástica Rosa.

Após este estudo, será iniciada a segunda fase que é um complemento da limpeza e manutenção que consiste em um estudo de extrema importância para que nada seja perdido e danificado durante este trabalho.


Você viu?

Manoel Gonzalez possui doutorado em Arqueologia pela USP e pós-doutorado em Arqueologia pelo Museum National d’Histoire Naturelle de Paris. Além do título de Comendador pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

Ele já participou de outros programas de Gestão do Patrimônio Arqueológico e Obras de Implantação, na região, entre eles: da Igreja e Convento do Valongo, do Pátio de Trens do VLT da Baixada Santista, da implantação da terceira Faixa da Rodovia Conego Domenico Rangoni, de obras na área da Ilha Barnabé e da implantação de dois berços de atracação no Píer da Alemoa no Porto de Santos.

Ações já realizadas no Escolástica

De acordo com a assessoria do hospital, a Santa Casa continua a limpeza no Escolástica Rosa, com equipe de manutenção geral. Cerca de 30 funcionários do hospital participaram de mais um mutirão no prédio histórico de Santos, no início de agosto.

Em março deste ano, quando a Santa Casa de Santos retornou com os trabalhos no prédio, foram retiradas mais de 113 caçambas de mato e entulho da área externa, que estavam espalhadas em todo o terreno.

Este serviço foi feito pela equipe de Higienização e Parques e Jardins, que incluiu também a desratização e controle de pragas, na área de 17 mil metros quadrados. A próxima etapa é iniciar a descupinização de toda a área interna e externa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!