INSS de Santos reabre depois de 6 meses, mas sem perícia médica
Lincon Zarbietti / O Tempo
INSS de Santos reabre após quase 6 meses fechado, mas sem perícia médica


A agência do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) de Santos reabriu as portas na manhã desta quinta-feira (17) após quase 6 meses fechada devido a pandemia do Coronavírus. Um dos principais serviços do órgão, a perícia médica , segue suspensa.

Apesar da reabertura, apenas quatro serviços estão disponíveis para os segurados no atendimento presencial: avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional. É importante frisar que somente quem tem horário agendado será atendido.

A agência, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, 437, no bairro Aparecida , ficará aberta somente das 7 às 13 horas. O horário reduzido faz parte das medidas de segurança para evitar aglomeração. O uso de máscara é obrigatório, a agência vai disponibilizar álcool em gel e o INSS pede que, se possível, o segurado vá sem acompanhante.

Alguns serviços online continuarão funcionando e podem ser conferidos no site do INSS , que é utilizado também para os agendamentos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 135.

Perícia médica

Quem agendou o serviço de perícia médica terá que esperar ainda mais para conseguir ser atendido. Os médicos alegam que as salas utilizadas para a realização das perícias não tem estrutura adequada para segurança devido a pandemia do Covid-19 .

Segundo o INSS, as adequações já estão em andamento. Enquanto isso o serviço seguirá suspenso sem previsão de quando poderá ser retomado.

Revogação da suspensão

Os serviços foram retomados em todo o Brasil durante essa semana, mas o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo entrou com uma ação para a suspensão da reabertura e a manutenção do trabalho remoto por não haver condições seguras para o trabalho e atendimento ao público. A suspensão foi revogada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

    Veja Também

      Mostrar mais