IPTU 2021 terá reajuste de 2,31%. Há desconto para quem pagar em cota única
Mônica Basile/iG
IPTU 2021 terá reajuste de 2,31%. Há desconto para quem pagar em cota única


O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Santos terá reajuste de 2,31% no ano de 2021. O aumento será menor do que a correção monetária de 3,22% deste ano. Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 4%.

De acordo com a Secretaria de Finanças (Sefin) o reajuste foi no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre agosto de 2019 e julho de 2020 . "O reajuste de 2,31% dos tributos para o próximo ano é apenas uma atualização monetária do período, não significando um aumento real nas cobranças dos impostos e taxas", explica a nota da prefeitura de Santos .

Na primeira semana de dezembro, cerca de 215 mil carnês de IPTU , com vencimentos da primeira parcela em janeiro de 2021, serão entregues nos imóveis da cidade. O contribuinte pode pagar a cota única com o desconto de 4% sobre o valor anual do tributo.

A nota esclarece ainda que o IPCA dos últimos 12 meses, de setembro de 2019 a agosto de 2020, foi de 2,44% , sendo maior do que correção monetária feita pela Prefeitura em seus tributos .

Descontos

É concedido um desconto de 50% - cujo Projeto de Lei Complementar está em tramitação na Câmara Municipal, com a finalidade de aprovação automática desse benefício fiscal para o exercício de 2021 - nos pagamentos de IPTU e Taxa de Lixo para 9.088 aposentados ou pensionistas, que tenham renda familiar até seis salários mínimos e sejam proprietários de apenas um imóvel , onde moram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!