A droga foi encontrada em uma carga de suco de limão congelado
Divulgação/Alfândega da Receita Federal
A droga foi encontrada em uma carga de suco de limão congelado


A Alfândega da Receita Federal de Santos apreendeu 69 quilos de cocaína escondidos em um carregamento de suco de limão congelado, destinado ao porto de Valência, na Espanha. A ação foi realizada no Porto de Santos .

Leia também


Grande parte da carga de 24 toneladas precisou ser retirada para que as equipes atingissem o fundo do contêiner e acessassem a parede que separa os equipamentos de refrigeração. A sua retirada mostrou que o isolamento térmico havia sido substituído por tabletes de cocaína, em uma tentativa de dificultar o trabalho da Fiscalização.

Você viu?

Para a seleção de cargas são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da Receita Federal.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal. Após as apreensões, a droga é encaminhada para a Polícia Federal que prosseguirá com as investigações com base nas informações fornecidas pela Receita Federal. O repasse de informações das operações à polícia judiciária tanto pode dar início a novas investigações como complementar as que estão em curso.

A Receita Federal apreendeu mais de vinte toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2020. Até o momento, foram mais de duas toneladas em 2021. Na maior parte dos casos, a droga foi encontrada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa. As cargas em meio as quais o entorpecente é escondido são as mais variadas possíveis. Sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café e máquinas são alguns exemplos.

Em 2020, ocorreu a apreensão histórica de 2.932 kg de cocaína cuidadosamente ocultos em carregamento de bobinas de alumínio, destinadas ao porto de Roterdã, na Holanda.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes