
O argentino José Salomon Altstut , também conhecido como Pepe , morreu nesta quinta-feira (25) vítima de complicações da covid-19 . O empresário, figura ilustre em Santos por ser proprietário da Memoriral Necrópole Ecumênica, era um dos maiores incentivadores do boxe na cidade e também de outros esportes.
Pepe Altstut estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O empresário foi entubado e tratado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade.
Em nota, a família confirmou o falecimento. "Nossa família está em luto. José Salamon Altstut, Pepe, nos deixou no dia de hoje. Todos nós da família agradecemos as manifestações de carinhos e respeito, mas queremos pedir que entendam esse momento de dor e respeitem nosso luto".
Você viu?
O prefeito de Santos também se pronunciou sobre a morte de Pepe. "Levou o nome de Santos ao exterior construindo aqui o maior cemitério vertical do mundo. Dedicou sua vida também ao esporte apoiando atletas de várias categorias e modalidades. O Município perde um de seus mais nobres cidadãos. Com certeza, Pepe deixa um rico legado de lutas, vitórias e ensinamentos. Meus sentimentos aos familiares neste momento de dor", escreveu o Rogério Santos.
Pepe e o esporte
O amor pelo esporte fez com que Pepe criasse o Grupo Memorial para patrocionar atletas de diversas modalidades. A ideia era também divulgar a cidade pelo Brasil e no exterior. Entre os esportes que têm atletas patrocinados está o boxe, ciclismo, triatlhon e pedestrianismo.
O empresário patrocinou diversos exentos relacionados ao boxes, que tiveram participação de atletas como Acelino Popó Freitas, Yamaguchi Falcão, Rose Volante, Patrick Teixeira, entre outros.
Em Santos, Pepe foi o idealizador de três bustos que homenageiam atletas da modalidade: Eder Jofre, Popó e Miguel de Oliveira. O monumento do boxe fica em frente à Arena Santos.