A vereadora de Santos, Audrey Kleys (PP), apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei (PL) que prevê a distribuição de absorventes a estudantes da rede municipal. O PL visa a instituir o fornecimento gratuito deste produto de higiene a alunos das escolas da rede pública santista, em situação de vulnerabilidade social.
Acesso
"Fornecer absorventes higiênicos para as estudantes em situação de vulnerabilidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas, é reconhecer que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos. E o que deveria ser um direito é, muitas vezes, um luxo", explica Audrey.
Levantamento
Segundo a vereadora, a ONU estima que uma em cada dez meninas perdem aula (cerca de cinco dias por mês) quando estão menstruadas. "O projeto de lei que apresentei na Câmara Municipal de Santos é extremamente importante e lutaremos para esta conquista", afirma a progressista.
Prejuízo
Isso significa que essas estudantes perdem, em média, 45 dias letivos de aulas por ano, com sérias consequências para o processo educacional e de socialização dessas adolescentes e jovens.
Retomada
A vereadora Audrey Kleys também defendeu, na reunião desta sexta-feira (30) da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), o fortalecimento do turismo, de forma conjunta, como forma de fortalecer a economia da Região em meio à pandemia.
Integração
“A boa articulação entre as nove cidades, por meio da Uvebs, será a estratégia para resgatar os empregos. Planejamento, agora, para conquistas em breve", reforça Audrey.