Um equema fraudulento de encomendas internacionais pelo Porto de Santos foi descoberto pela Alfândega da cidade. Por meio de equipes de Gestão de Risco e de utilização do sistema de inteligência artificial “AJNA”, o órgão detectou um grande esquema logístico de envio de encomendas do exterior que estavam ocultas em contêineres despachados como bagagem desacompanhada.
Leia também
Durante a verificação física, foram encontradas cargas operadas por empresas de encomendas, completamente irregulares e clandestinas, especializadas na facilitação do contrabando e do descaminho.
Contêineres lotados de encomendas, declaradas como bagagem desacompanhada e com suspensão de impostos, eram despachados em nome de supostos viajantes internacionais que estariam retornando ao país com seus bens, utilizando-se do modal marítimo.
A Operação contou com a participação da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da 2ª Região Fiscal, que abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.