Equipes da organização vêm se revezando em um trabalho à distância de monitoramento 24 horas
Divulgação/Instituto Biopesca
Equipes da organização vêm se revezando em um trabalho à distância de monitoramento 24 horas


Uma toninha (Pontoporia blainvillei), espécie de golfinho em extinção , foi vista em Santos e está sendo monitorada por pesquisadores do Instituto Biopesca . O animal apareceu em trecho de mar próximo a Ponte dos Práticos , na Ponta da Praia . De acordo com os biólogos, a aparição é considerada rara .

Conhecida por sua timidez, essa espécie de golfinho dificilmente é avistada em trecho de mar próximos a cidades. Segundo os pesquisadores do Biopesca, esse animal visto em Santos está surpreendendo pelo comportamento incomum. Ele se aproxima das embarcações, vem à superfície frequentemente e chegou até a dar alguns saltos.

Ainda de acordo com o Biopesca, a toninha avistada em Santos é um indivíduo jovem que, provavelmente, se perdeu da mãe ou do seu grupo e pode estar desorientado, permanecendo no local para se alimentar.

“Eu ainda não havia visto uma toninha se comportando dessa forma”, comenta a bióloga Carolina Bertozzi, fundadora do Instituto Biopesca e professora do Campus Litoral Paulista da Unesp (CLP/Unesp). Ela já estuda essa espécie há mais de 20 anos.

A presença da toninha foi identificada no domingo (25) pelo Instituto Biopesca e, desde segunda-feira (26), equipes da organização vêm se revezando em um trabalho à distância de monitoramento 24 horas, que consiste na observação do animal.

O objetivo é colher o maior número possível de informações do seu comportamento e da sua biologia, bem como investigar os motivos da sua presença na área. Esses dados serão usados em estudos voltados à sua proteção.

Você viu?

“As pessoas que avistarem a toninha não devem alimentá-la e nem se aproximarem para não estressá-la, preservando assim seu bem-estar", orienta Bertozzi . O Instituto Biopesca agradece à Praticagem de São Paulo, que está fornecendo o apoio necessário ao monitoramento.

Ameaçada de extinção

A toninha está ameaçada de desaparecer da natureza em algumas poucas décadas caso nada seja feito em favor de sua conservação. Além de ocorrer no Brasil, a toninha também está presente na Argentina e no Uruguai.

Uma das principais ameaças à espécie é a captura acidental em redes de pesca. Ao ficar presa porque não as enxerga, ela morre asfixiada. Nesse sentido, alguns experimentos em conjunto com pescadores vêm sendo realizados, como testes com redes de pesca alternativas e também a colocação de alarmes acústicos no equipamento.


Essas iniciativas tentam impedir que alguma espécie, que não seja o alvo da pescaria, se enrosque. Outros perigos colocam as toninhas em risco, como a poluição marinha e a ingestão de lixo plástico.

Até que resultados eficazes sejam obtidos, Bertozzi faz algumas sugestões que o cidadão comum, enquanto consumidor, pode adotar. “O ideal é conhecermos a origem do peixe que consumimos, se é pescado de forma sustentável, evitando a sobrepesca. Indico guias de consumo sustentável facilmente acessados na Internet", completa.


Os guias citados por Bertozzi são o “Guia de Consumo Responsável de Pescador Brasil” , da WWF, e o “Do mar à mesa – Guia de Consumo Consciente de Pescador da Costa do Descobrimento” , do Projeto Coral Vivo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!