Atividades serão realizadas de forma presencial e também online
Divulgação/Sesc São Paulo
Atividades serão realizadas de forma presencial e também online


A alimentação adequada e saudável nos primeiros dois anos de vida é decisiva para a saúde da criança e tem reflexos em toda a vida adulta. Até o dia 7 de agosto , durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno , o Sesc Santos realiza a quarta edição do projeto Do Peito ao Prato , iniciativa que leva ao público uma programação com ações relacionadas ao tema, de forma presencial e também com atividades online. Toda a programação é gratuita.

A relação entre o ser humano e a comida inicia-se com a amamentação. O leite materno é o primeiro alimento da criança, contém anticorpos e outras substâncias que protegem o organismo na infância. Porém, amamentar ainda é um ato repleto de desafios sociais. A programação de Do Peito ao Prato tem como objetivo ampliar esse debate e abordar questões acerca da sociedade.

Entre os assuntos que serão abordados, destaque para a importância da rede de apoio de uma lactante e o estímulo aos pais e outros familiares a participarem ativamente do processo de cuidar dos bebês; a amamentação e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho; a importância da introdução alimentar adequada; banco de leite e muito mais, serão temas dos especialistas.

"É fundamental realizarmos um projeto como esse e compartilharmos conhecimentos com base no saber científico e em vivências pessoais enriquecedoras. Com isso, contribuímos com a saúde e a qualidade de vida desde os seus primeiros anos, fortalecendo a missão do Sesc de atender os seus públicos em cada etapa da sua existência. Também empoderamos mães, pais e a sociedade em geral, difundindo as informações necessárias às melhores escolhas alimentares”, declara Marcia Bonetti Sumares, Gerente da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar, no Sesc São Paulo.


Confira a programação do projeto Do Peito ao Prato


Como oferecer leite para o bebê na ausência da mãe


Por meio de uma abordagem teórica e prática, traz informações sobre formas adequadas e seguras de oferecer o leite materno para bebês, visando a manter e prolongar a amamentação, mesmo quando a mãe não está presente todo o tempo.

Com Sandra Abreu, enfermeira, pós-graduada em aleitamento materno pela Unifil. Capacitada em manejo e nas dificuldades da amamentação pelo Hospital Guilherme Álvaro e em Banco de Leite Humano pelo Ministério da Saúde.

- 04 de agosto, quinta, das 15h às 18h. Auditório. Livre. Grátis. Inscrição pelo site do Sesc .


Banco de leite humano: o que é? Quais serviços oferecem? Como funciona?


Nessa roda de conversa, iremos abordar os serviços oferecidos pelo Banco de Leite Humano da região de Santos e as técnicas para ordenha de leite materno, técnicas de massagem e ordenha manual.

Com Roberta M.Greghi Hernandez, médica pediatra do Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro e do Ambulatório de Recém-nascido de Risco do Hospital Guilherme Álvaro. Coordenadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica - projeto Social da APM/Santos. Preceptora da Liga de Aleitamento Materno da UNILUS.

- 06 de agosto, sábado, das 10h30 às 11h30. Auditório. Livre. Grátis. Inscrição pelo site do Sesc .

Impactos da "língua presa" na amamentação


Nesse bate papo a fonoaudióloga irá conversar com os familiares interessados no tema Os impactos da " língua presa" na amamentação e na alimentação da criança.

Quais os caminhos para identificar precocemente esta alteração e qual conduta deve ser tomada.

Com Ana Cláudia Callejon Losada, Mestre em ciências da saúde, professora do curso superior de fonoaudiologia da Uniluz em Santos, atuante nos cuidados dos recém-nascidos no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste e UBS Conselheiro Nébias.

- 06 de agosto, sábado, das 11h30 às 12h30. Auditório. Livre. Grátis. Inscrição pelo site do Sesc .


Exterogestação, os primeiros três meses de vida, e os desafios da amamentação


Nesse bate-papo, será abordado o conceito e a importância da exterogestação e suas implicações no aleitamento materno, no acolhimento, no sono e na relação e vínculo entre mãe e bebê nesse período.

Com Andressa Martinez, enfermeira e consultora em amamentação. Membro do GT Aleitamento Materno e do Disk Amamentação de Santos. Implantou o método mamalgesia em sala de vacinação da UBS de Santos. Criadora do método Amamentar Sem Dor que tem alcançado mães do Brasil e do exterior.

- 06 de agosto, sábado, das 15h às 16h. Auditório. Livre. Grátis. Inscrição pelo site do Sesc .


A hora do Mamaço


Mães e seus bebês se encontram para amamentar enquanto compartilham experiências com outras pessoas. Com o Amamenta Santos, um grupo multidisciplinar que disponibiliza orientações e contatos para auxiliar as famílias na importante e desafiadora tarefa de amamentar.

- 06 de agosto, sábado, das 15h às 17h. Foyer do Teatro. Livre. Grátis.


Conhecendo o mundo dos Alimentos: Introdução alimentar


A introdução alimentar é um momento muito esperado por toda a família. Além da alegria de iniciar uma nova fase com o bebê, muitas dúvidas surgem no convívio familiar sobre o que, como e quanto ofertar de alimentos para o bebê.

Nessa oficina iremos conversar sobre possibilidades de como ofertar os alimentos para os bebes (cortes e consistências) técnicas de cocção e armazenamento que facilitem o dia a dia da família.

Com Nathalia Donato, Especialista em Neuroeducação, Educadora Parental pela Positive Discipline Association (PDA), Facilitadora de Disciplina Positiva em Sala de Aula pela PDA, Formação em Cozinha Profissional - IGA, Certificação em BLW com as precursoras Gill Rapley e Tracey Murkett ,Técnica em Nutrição - Senac, Curso ""Bases da Nutrição Infantil e Juvenil"" - Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de SP,Curso ""Child Nutrition"" - Stanford School of Medicine - EUA, Curso ""Cooking for the New Generation"" - Institute of Child Nutrition - University of Mississippi - EUA e Formação em Letras e Jornalismo.

- 07 de agosto, domingo, das 10h30 às 12h. Auditório. Livre. Grátis. Inscrição pelo site do Sesc .


Mulher trabalhadora que amamenta


A atividade aborda a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade e os desafios da mãe ao retorno ao trabalho. A partir do histórico da amamentação no Brasil, a atividade trará reflexões que poderão auxiliar nos desafios da mulher trabalhadora que amamenta.

Com Eliane Selma do Valle Blanco, fonoaudióloga, Tutora do programa Mulher Trabalhadora que Amamenta e método canguru. Compõe o programa Disk Amamentação da Prefeitura Municipal de Santos, programa de auxílio-incentivo e manutenção do aleitamento materno.


- 07 de agosto, domingo, das 14h às 15h30. Auditório. Livre. Grátis. Inscrição pelo site do Sesc .

A programação completa, com atividades online, pode ser acessada no site do Sesc São Paulo .

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida. Outras informações pelo telefone (13) 3278-9800

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!