Ambiente é uma viagem por momentos marcantes da carreira do Atleta do Século 20
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Ambiente é uma viagem por momentos marcantes da carreira do Atleta do Século 20


Aberto à visitação pública, o mausoléu Pelé onde está o corpo de Edson Arantes do Nascimento , na Memorial Necrópole Ecumênica, é mais uma homenagem ao Rei do Futebol que já atrai a atenção de turistas e fãs. Na segunda-feira (15), data da inauguração, passaram pelo espaço cerca de 50 visitantes. Nesta terça-feira (16), eram esperadas mais 60 pessoas.

Com 200 metros quadrados, o ambiente é uma viagem por momentos marcantes da carreira do Atleta do Século 20. O público, aliás, é recebido por duas estátuas do rei em tamanho natural. No corredor, sete painéis com cenas marcantes da carreira do Rei.

Ao entrar na sala principal, é como se o visitante fosse remetido a um estádio de futebol durante uma partida. Há fotos de torcedores emoldurando as paredes. O piso, em grama sintética, dá a sensação de se estar em campo. Em destaque estão as camisas vestidas pelo Rei no Santos, na Seleção Brasileira e no New York Cosmos.

O jazigo com o corpo está no centro. Contornando a campa, há cantoneiras com esculturas relembrando as muretas dos canais de Santos, a Taça Jules Rimet, uma coroa, painéis representando gols marcados pelo atleta e a comemoração com o soco no ar. E, ao olhar para cima, um painel imitando o céu.

Foi ali que Gabriel Rodrigues, 14 anos, e a mãe, Daniele Rodrigues, ficaram por mais tempo. “É muito lindo; chega até a arrepiar por conta do tamanho do legado que ele deixou; a gente sente uma emoção muito grande; sorte a nossa morar aqui tão perto desse espaço, porque ele estava ansioso para conhecer”, disse a mãe.

Gabriel conta que estudou em detalhes todos os objetos que compõem o cenário, além, claro, da vida de Pelé. “Estava numa expectativa grande. Já tinha uma admiração forte pelo Pelé, porque ele fez faculdade com meu tio. Eles se formaram juntos. Também vi na internet que ele foi muito importante para o futebol no Brasil e no mundo. Quase chorei só de estar perto do túmulo. ‘Conversei’ com ele e disse que queria ter visto ele jogar, mas não tive tempo”.

O sonho de Gabriel? “Quero ser jogador de futebol e me espelho muito nele”.

Pelé morreu em 29 de dezembro, aos 82 anos, vítima de câncer.

É possível dar uma passada no Museu de Veículos do Memorial, na área externa, para conhecer o Mercedes Benz S-280, dado ao Rei pela montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta.


SERVIÇO
O Mausoléu de Pelé fica no andar térreo da Memorial Necrópole Ecumênica (Avenida Doutor Nilo Peçanha, Marapé). A entrada é gratuita mas requer agendamento pelo site do Memorial. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. https://memorialsantos.com.br/rei/

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!