Unidade de Santos fica no bairro da Ponta da Praia
Divulgação
Unidade de Santos fica no bairro da Ponta da Praia


Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) debatem o tema Agenda Urbana e Ambiental e Orientação ao Restauro e Conservação em palestra que será promovida na ESAMC Santos, nesta terça-feira (20), das 19h30 às 22h30.

A universidade se destaca como pioneira na região ao aproximar integrantes do Conselho dos alunos para compartilhar suas vivências. O evento terá a participação das arquitetas e urbanistas Monica Antonia Viana, coordenadora da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial do CAU/SP, e Cassia Regina Carvalho de Magaldi, que coordena o Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico do CAU/SP. Monica atua em Santos e já integrou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) da cidade.


Segundo o professor de engenharia e arquitetura da ESAMC Santos, mestre em Direito Ambiental e especialista em SmartCity (Cidades Inteligentes), Alessandro Cardoso Lopes, trazer o Conselho para a universidade aproxima os alunos de uma formação mais alinhada com os princípios desejados da profissão. Ele explica que a iniciativa dá continuidade à ação estabelecida desde o ano passado pelo CAU/SP de colaborar para a formação dos futuros arquitetos e urbanistas e disponibilizar atividades voltadas aos estudantes e docentes.


"É um conjunto de ações para 2023 que estão à disposição das universidades do estado de São Paulo, com a proposta de valorizar o profissional e ampliar o campo de atuação”, alega Lopes. Ele comenta que a ESAMC está sempre atenta às inovações do mercado para integrar os estudantes às práticas profissionais contemporâneas. O professor explica que o Conselho disponibiliza temáticas para as instituições de ensino superior.


"No nosso caso, a proposta é priorizar o conselheiro que atua na região. Monica é de Santos e foi indicada para realizar a palestra na nossa universidade. Já Cássia, está em sintonia com debates atuais da cidade, relacionados ao patrimônio histórico, principalmente por sermos um município com esse potencial”, afirma Lopes.


O professor diz que o DNA ESAMC é formado por um conjunto de competências necessárias para preparar um profissional que se destaque no mercado e tenha um olhar mais humanizado. “Ações como a parceria com a CAU/SP proporcionam essa experiência. Além de adquirir conhecimentos específicos e especializados oferecidos pelo Conselho que rege sua profissão, a iniciativa ainda traz para sua formação profissional um aprendizado único, com profissionais de referência nas temáticas propostas”, alega.


Monica Antonia Viana

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, é mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e doutora em Ciências Sociais. Tem ampla experiência em gestão pública na área de Planejamento Urbano e Regional e Gestão Ambiental e também é consultora de órgãos nacionais e internacionais. Foi conselheira titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santos (CMDU) de 2017 a 2021. Coordena a Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial do CAU/SP


Cassia Regina Carvalho de Magaldi

Formada em Arquitetura e Urbanismo, é especialista em restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico e arquiteta concursada da Prefeitura Municipal de São Paulo. Conta com larga experiência nos temas restauração, arquitetura, cidade, ensino e urbanismo. Possui Mestrado e Doutorado em História Social. Foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP) pela realização do melhor projeto e obra de restauração do Solar da Marquesa de Santos. Coordena o Grupo de Trabalho Patrimônio Histórico do CAU/SP.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!