Vovô Sabe Tudo como ficou conhecido atuava como guia na linha de bondes turística da cidade
Arquivo/Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
Vovô Sabe Tudo como ficou conhecido atuava como guia na linha de bondes turística da cidade


O motorneiro aposentado José Soares Fontes, mais conhecido como Vovô Sabe Tudo , morreu nesta terça-feira (15), aos 93 anos, em Santos . O idoso estava internado há cerca de uma semana com insuficiência respiratória.

A trajetória como motorneiro de bonde elétrico começou em 1959 até a extinção das linhas na cidade. Com o retorno dos bondes como atrativo turístico em 2000, José Soares passou a integrar o projeto Vovô Sabe Tudo contando histórias dos pontos do trajeto aos passageiros.

Fontes virou ícone do projeto e começou a ficar conhecido por sair em matérias de televisão, revistas e jornais impresso. Turistas e moradores da região registravam o passeio com fotos dos pontos turísticos e selfies com o Vovô Sabe Tudo.

José Soares Fontes deixa cinco filhos, doze netos e cinco bisnetos.

Prefeitura lamenta a morte

"É com profundo pesar que a Prefeitura de Santos informa o falecimento de seu José Soares Fontes, que atuava como 'Vovô Sabe Tudo' na linha turística dos bondes da Cidade. O Vovô José, como era carinhosamente chamado, integrou o projeto no ano 2000, junto com o retorno dos bondes, onde contava histórias dos pontos do trajeto aos passageiros. Participou de programas de TV, reportagens em jornais, sempre mostrando o orgulho de vestir o uniforme do projeto Vovô Sabe Tudo. Seu José era um símbolo da Linha Turística dos Bondes". 

Você viu?

Projeto Vovô Sabe Tudo

O ´ Projeto Vovô Sabe Tudo ´ faz parte do ´Programa de Valorização do Idoso´ implantado pela Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania (Seac). O objetivo é dar à pessoa idosa a possibilidade de transmitir aos mais jovens toda experiência profissional acumulada ao longo da vida, seus conhecimentos, habilidades e aptidões. Atualmente faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O grande desafio desta relação é conseguir o sucesso na reaproximação e na troca de informações entre as gerações, estimulando a convivência saudáve l entre os jovens, especialmente crianças e adolescentes, e os mais velhos.

Ao participar do ´ Vovô Sabe Tudo ´ o idoso também tem sua auto-estima valorizada, já que além de estar sendo útil profissionalmente, o integrante recebe mensalmente a ajuda de custo de um salário mínimo em reconhecimento aos ensinamentos prestados.

Podem participar homens e mulheres a partir dos 60 anos, que tenham renda de até cinco salários mínimos (serão priorizados os candidatos com renda mais baixa); que sejam moradores em Santos ; que tenham domínio sobre o que pretendem ensinar. Feito o cadastramento, o interessado passa por testes de conhecimento e habilidade e também por avaliação psicológica e treinamento.

Leia mais: Tenente Coimbra pede Hospital Público Veterinário em Santos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!