Deck do Pescador é reaberto na Nova Ponta da Praia, em Santos
Mônica Basile/iG
Ponto turístico da cidade é reaberto após período de obras


O Deck do Pescador , um dos cartões postais de Santos , foi reaberto na manhã desta sexta-feira (18). A obra não teve custos para a prefeitura, já que faz envolveu compensação de lei pelas obras da Nova Ponta da Praia .

Entre as modificações feitas durante a obra estão a colocação de concreto sobre as lajes pré-moldadas em todo piso. Com isso a estrutura localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama ficou mais alta e mais robusta.

Esteticamente o novo piso é similar à estrutura original, em madeira, mas com ajustes para compatibilizar com o reforço da nova estrutura, pensada para suportar os efeitos das ressacas. O projeto de recuperação inclui ainda uma outra rampa para barcos e a remodelação da rampa antiga, para melhorar o acesso ao mar.

Leia mais: Lar das Moças Cegas realiza almoço especial à distância em Santos

Foram instaladas 13 vigas de concreto para a sustenção do espaço. Elas foram colocadas sobre as estacas e bases fincadas no mar. O local ficou 0,5 metro mais alto para diminuir a possibilidade de alcance das ondas e ganhou 38m² de área em relação à estrutura original - passou de 450m² para 488 m².

A estrutura foi pensada para suportar os efeitos das ressacas. O local sofreu constantes problemas devido as fortes ressacas que atingem o município, principalmente no período do outono . Em 2016, uma forte ressaca causou grande impacto e prejudicou ainda mais o equipamento.

A obra foi supervisionada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) e não tem custo para o município. Trata-se de uma compensação exigida por lei dentro de um termo de compromisso que envolve as obras da Nova Ponta da Praia .

Deck do Pescador

Local preferido dos aficcionados da pesca e espaço privilegiado de observação do movimento de navios na entrada do Estuário de Santos, é um dos cartões-postais da cidade. Quem pesca durante o dia pode fisgar peixes como perna-de-moça, robalo, caratinga e baiacu, mas os que preferem a madrugada podem conseguir até um peixe-espada.

Localizada em frente ao Museu de Pesca, a construção avança sobre o mar e tem, na entrada, dois módulos - um com dois sanitários adaptados para deficientes físicos e o outro, onde com uma lanchonete e pequena loja com artigos de pesca.

Deck do Pescador na Nova Ponta da Praia, em Santos
Mônica Basile/iG
Deck do Pescador reaberto em Santos


    Veja Também

      Mostrar mais